top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇ: Prefeitura prestigia o CosmoAngola 2026

  • Foto do escritor: Vanessa Andrade
    Vanessa Andrade
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Entre os dias 5 e 11 de janeiro de 2026, o Kilombo Tenondé, no Povoado do Bonfim, sedia o CosmoAngola 2026, encontro que une Cosmologia Bakongo e Capoeira Angola para celebrar a fase de Musoni, símbolo do nascimento e da renovação no Dikenga, o cosmograma bakongo.


Durante seis dias de programação, o evento reúne participantes do Brasil e de países como França, Austrália e China, promovendo vivências e oficinas de Capoeira Angola, agrofloresta, plantas medicinais, artesanato, bioconstrução e mesas de troca de experiências, integrando cultura, espiritualidade e sustentabilidade.

Nesta sexta-feira (09), o CosmoAngola contou com a presença dos secretários municipais de Cultura, e de Turismo, que prestigiaram parte do evento, reconhecendo a importância do Kilombo Tenondé para o município.


O secretário de Cultura, David Terra, destacou a relevância do evento para o circuito cultural afro-brasileiro. “O CosmoAngola coloca Valença em diálogo com o mundo a partir de suas próprias raízes. É um encontro que promove formação, reflexão e pertencimento, fortalecendo a cultura como política pública. A Secretaria de Cultura é parceira dessa iniciativa e contribuiu com estrutura de som e projeção, além do apoio técnico, para engrandecer ainda mais o CosmoAngola 2026”, afirmou.

Já o secretário de Turismo, Vidalto Oiticica, enfatizou o potencial do evento para o desenvolvimento sustentável. “Eventos como este ampliam a visibilidade de Valença, atraem visitantes de diferentes países e fortalecem um turismo que respeita o território, a história e as comunidades locais”, pontuou.


Fundado por Mestre Cobra Mansa, o Kilombo Tenondé é um espaço de resistência, aprendizagem e convivência inspirado na tradição dos quilombos brasileiros, onde cultura, educação e sustentabilidade se entrelaçam. Idealizador do espaço e do CosmoAngola, Mestre Cobra Mansa destacou o sentido profundo do encontro. “O CosmoAngola é um espaço de retomada, onde a Capoeira Angola e a Cosmologia Bakongo nos ajudam a lembrar quem somos, de onde viemos e como podemos construir caminhos mais justos e equilibrados para o futuro”, afirmou.



Fonte/fotos: SECOM PMValença

 
 
 

Comentários


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Contate-nos: 75991211904 | 75998317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com

0  0  4  1  0  0  7

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

bottom of page