top of page

Vozes da Bahia seleciona 30 autores e seis editoras para participar da 14ª FLICA

há 1 hora
3 min de leitura

A literatura produzida nos diferentes territórios da Bahia ganha espaço e visibilidade na 14ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontece de 5 a 8 de novembro, no Recôncavo Baiano. Por meio do Edital de Chamamento Público Vozes da Bahia nº 02/2026, a Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), selecionou 30 autores e autoras e seis editoras para integrar a programação do evento.


A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença da produção literária baiana em um dos principais encontros literários do estado, promovendo a diversidade regional, a circulação de obras e o reconhecimento de escritores, escritoras e editoras que movimentam a cadeia do livro e da leitura na Bahia.


Os selecionados do edital Vozes da Bahia participarão da programação na Casa dos Autores e das Autoras Baianas (na Praça da Aclamação – Centro de Cachoeira), integrando oficialmente a 14ª FLICA e tendo a oportunidade de apresentar ao público suas obras, trajetórias e diferentes perspectivas sobre a literatura produzida no estado. 


O edital está estruturado a partir de dois eixos fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas do livro e da leitura na Bahia. O primeiro é a democratização e a interiorização das oportunidades de circulação e divulgação da produção literária, ampliando a participação de autores, autoras e editoras de diferentes territórios em espaços de grande circulação cultural, como a FLICA.


O segundo eixo está relacionado ao papel da Fundação Pedro Calmon na difusão da literatura baiana contemporânea e no fortalecimento das trajetórias de autores, autoras e editoras do estado. Ao possibilitar a participação na FLICA, o edital cria novas oportunidades de exposição, divulgação e circulação para produções que, muitas vezes, ainda não alcançaram grandes públicos.



Uma vitrine para a literatura baiana

O Vozes da Bahia 02/2026 funciona como uma verdadeira vitrine para a produção literária do estado, aproximando escritores, escritoras, editoras e leitores e contribuindo para ampliar a circulação das obras produzidas nos diferentes territórios baianos.


A participação na FLICA também representa uma oportunidade de intercâmbio e conexão entre diferentes agentes da cadeia do livro, fortalecendo a presença da literatura baiana em um evento que reúne nomes da literatura, do pensamento, das artes e da cultura.


“Vozes da Bahia é uma iniciativa muito importante porque cria oportunidades para que escritores e escritoras baianas divulguem suas obras para além de suas regiões. Sou da Chapada Diamantina e por meio desse edital da FPC terei oportunidade de levar minhas narrativas regionais para o Recôncavo Baiano”, ressaltou Mirandí Oliveira. 


O escritor Salomão Gomes, de Feira de Santana, também destacou a importância do edital: “É um mecanismo extremamente significativo para dar visibilidade a autores e autoras independentes, possibilitando também que estes agentes culturais possam se fazer presentes nesses palcos tão importantes das feiras literárias”.  


Com o tema “Como ser criativo com tanta IA por aí?”, a 14ª FLICA propõe uma reflexão sobre os desafios e possibilidades trazidos pela inteligência artificial para os processos de criação, reunindo uma programação que inclui debates, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, saraus, oficinas, contação de histórias, apresentações artísticas e manifestações culturais.


A 14ª edição da FLICA é uma realização da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com o apoio da EMBASA, SEBRAE, Prefeitura Municipal de Cachoeira, Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz). É contemplado também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada da SecultBA, e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). A produção é da Schommer Produções.

 

Selecionados pelo Vozes da Bahia 02/2026 – Acesse o link:



Fonte: Ascom FPC


 
 
 

Comentários


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Contate-nos: 75991211904 | 75998317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com

0  0  4  9  2  1  2

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

bottom of page