top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇA - Biblioteca Municipal celebra trajetória de Dr. Mustafá Rosemberg


A Biblioteca Municipal Ruy Barbosa realizou, na sexta-feira (25), no Centro de Cultura Olívia Barradas, mais uma noite memorável da sua programação de 80 anos, com um Sarau em homenagem, in memoria ao ilustre valenciano Dr. Mustafá Rosemberg, que reuniu familiares, amigos, poetas, artistas e autoridades municipais.


Natural de Valença, o médico, Mustafá Rosemberg tem sua história enraizada com a história da cidade. Ainda jovem, aos 17 anos, viveu momentos da 2ª Guerra Mundial, quando o submarino alemão torpedeou dois navios, Itagiba e Arará, na costa valenciana, e ajudou os feridos, seja na limpeza de roupas e até de alguns ferimentos. Com a vivência desse episódio, Mustafá decidiu estudar medicina.


Referência em toda região, não só como médico, mas como escritor e poeta, Mustafá Rosemberg foi membro fundador da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes (AVELA), e membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), deixando um legado inestimável com seus diversos textos, principalmente poesias, publicados em livros e jornais, encantando a todos.

O prefeito Jairo Baptista falou da alegria de recordar o amigo: “Mustafá era meu amigo, ele que foi responsável pelo parto dos meus três filhos. Se tornou uma lenda pelos feitos que realizou em vida, por tudo que contribuiu para a cidade de Valença". Já para a filha, Cíntia Rosemberg, a homenagem é um momento de muita emoção. “É um momento de extrema emoção, de relembrar os momentos bons, relembrar o quanto meu pai se dedicou à literatura e por isso podemos dizer que ele está imortalizado. Ele vai ficar para sempre no coração de todos”, finalizou.


Se é verdade que “a vida é um sopro”, Mustafá Rosemberg tinha um baita fôlego. Não só pelo exercício da sua profissão, mas pela sua caminhada conectando afetos, inteligências e pessoas diversas, com o seu ativismo pela construção de uma Valença plural e inclusiva. Assim ficou registrado nas falas dos amigos e familiares presentes na homenagem.


Durante o evento, professores da rede municipal de ensino, artistas, poetas amigos recitaram poesias escritas pelo homenageado e logo após houve uma sessão de autógrafos, realizada pelas filhas Cíntia e Cristina Rosemberg , que autografaram o livro “Rosas não ferem”, de autoria do pai.





Ascom PMValença

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page