BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

WG: Secretaria da Saúde encerra Julho Amarelo com uma série de atividades contra as hepatites virais


Durante todo o mês de julho, em todas as unidades de saúde, foram promovidas palestras, diálogos em grupos, dinâmicas de trabalho, bem como a oferta de serviços em saúde, na sede e zona rural.


A Secretaria da Saúde de Wenceslau Guimarães, por meio da Diretoria de Atenção Básica em Saúde, promoveu, durante todo o mês de julho, ações voltadas para a Campanha Julho Amarelo, contra as hepatites virais.


Segundo Priscila Fialho, coordenadora de atenção básica do município, o objetivo foi o de reforçar essas ações de vigilância, a prevenção e o controle das hepatites virais que são as inflamações que acometem o fígado e que são causadas por vírus, alguns medicamentos, relações sexuais e pela ingestão de bebidas alcóolicas.


“Temos uma preocupação com o tipo B que possui maior incidência, atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. Tem bastante pessoas sendo acometidas por hepatite do tipo “B””, disse.

A melhor forma de prevenir as hepatites é por meio da vacinação, que no caso, encontra-se à disposição nas unidades de saúde. “A gente sabe que a vacinação, disponível pelo programa nacional de imunização, é bastante eficaz. Além disso, é necessário o uso de preservativos sempre, pois a doença pode ser transmitida via relação sexual também”, frisou, Priscila.


Durante todo o mês de julho, em todas as unidades de saúde, foram promovidas atividades como palestras, diálogos em grupos, dinâmicas de trabalho, bem como a oferta de serviços como aferição de PA, glicemia e testes de hepatites B e C, as mais comuns. Cerca de 160 pacientes foram acompanhados pelas equipes de saúde.


A programação contou com busca ativa de pacientes para a vacinação contra hepatite B. São 10 equipes de saúde da família distribuídas na zona rural e sede, sendo 3 localizadas na sede do município e 7 na zona rural.

Foram promovidos encontros em Nova Esperança, Imbirussú, Cocão, Alto de Paulo Bispo, Rio Preto, Indaiá, além de atividades nas sedes 1 e 2 e Unidade de Saúde do Bairro aliança.


Ainda segundo a Secretaria da Saúde, equipes de Vigilância Sanitária e de Saúde do Trabalhador promoveram visitas e panfletagem nos salões de beleza a fim de conscientizar e informar aos profissionais da área a importância dos cuidados com a higiene e manipulação de equipamentos.



Fonte: Ascom | PMWG | Fotos: Secretaria da Saúde


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social