top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Vozes do campo: SDR anuncia data para a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural

  • Foto do escritor: Vanessa Andrade
    Vanessa Andrade
  • há 14 horas
  • 2 min de leitura
ree

A Bahia já tem data marcada para a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS). Entre os dias 20 e 26 de novembro, delegados, delegadas, organizações sociais, gestores públicos e representantes da agricultura familiar vão se reunir no Centro de Convenções de Feira de Santana para definir os rumos das políticas públicas voltadas ao meio rural baiano e consolidar as propostas que seguirão para a etapa nacional, prevista para março de 2026.

 

A realização da etapa estadual será o ponto alto de um amplo processo de construção coletiva. Em todo o território baiano, já foram realizadas conferências municipais e territoriais, nas quais foram eleitos representantes e levantadas as primeiras propostas. Esse percurso garantiu participação social e debate qualificado sobre temas fundamentais para o desenvolvimento rural, como agroecologia, acesso à terra e água, direitos sociais, combate às mudanças climáticas e fortalecimento das organizações do campo.

 

Através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) participou de todas as etapas, mobilizando gestores municipais, movimentos sociais, cooperativas, associações e instituições públicas para garantir ampla escuta e envolvimento do rural baiano.

 

Agora, as contribuições acumuladas ao longo dos territórios se consolidam para orientar as políticas públicas estaduais e representar a Bahia no debate nacional. A conferência estadual será o momento de aprofundar consensos, construir diretrizes estratégicas e reafirmar o papel do rural como espaço de produção, vida, cultura e cidadania.

 

“O processo da conferência demonstra a força da participação social na construção das políticas públicas. Cada proposta apresentada expressa a experiência e os sonhos de quem vive e produz no campo. É assim, ouvindo o povo e planejando com o povo, que seguimos fortalecendo a agricultura familiar e construindo um rural com mais dignidade, oportunidades e sustentabilidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

 

Para Ubiramar Bispo de Souza, coordenador da Comissão Organizadora Estadual, a 3ª CEDRSS marca um momento estratégico para o desenvolvimento rural baiano. “A Bahia foi o estado que mais realizou conferências municipais e todas as etapas territoriais, garantindo ampla participação dos 27 territórios de identidade. A expectativa é reunir cerca de 500 participantes, entre delegados, delegadas e convidados, para aprofundar temas como emergência climática, transição agroecológica, combate à fome e geração de emprego com sustentabilidade. Será uma conferência que reflete o compromisso do estado com um modelo de desenvolvimento rural mais justo e sustentável”, afirma.

 

A 3ª CEDRSS reforça o compromisso do Governo do Estado com a democracia participativa e com um modelo de desenvolvimento que valoriza a produção de alimentos saudáveis, a convivência com o semiárido, o fortalecimento da economia rural e o bem viver das comunidades que constroem a Bahia do campo.

 

Com o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o encontro será mais um marco na caminhada por um futuro mais justo e sustentável para quem vive e trabalha no rural baiano.



Texto: Rodrigo Pimentel/SDR/GOVBA

Design: Lucas Gonçalves/SDR/GOVBA


 
 
 

Comentários


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Contate-nos: 75991211904 | 75998317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com

0  0  4  1  0  0  7

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

bottom of page