top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇA - Núcleo de Atendimento à Mulher é inaugurado para atuar contra a violência doméstica


A solenidade de entrega contou com a presença do secretário Ricardo Mandarino, da delegada-geral, Heloísa Brito e diversas outras autoridades, incluindo prefeitos e prefeitas do Baixo Sul.


Para atender as mulheres de Valença, cidade localizada a 255 km de Salvador, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (1), o Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam), que integra a 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Participaram da solenidade o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, a delegada-geral da Polícia Civil (PC), Heloísa Brito, o prefeito de Valença, Jairo Batista, e diversas outras autoridades, incluindo gestores municipais de toda região Baixo Sul. Com apoio da Prefeitura de Valença, o Neam atenderá vítimas de violência doméstica e realizará serviços multidisciplinares integrados ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram). Na unidade serão oferecidos também os serviços de assistências social, psicológica e jurídica. "Muita alegria! Valença através deste novo espaço estará contribuindo com mais segurança para as mulheres. Agradeço ao governador Rui Costa, ao nosso futuro governador Jerônimo, ao deputado Cláudio Cajado, ao ex deputado Marcos Medrado. Todos que dedicaram esforços para esta realização", comemorou o prefeito de Valença, Jairo Baptista.

Foto: Alberto Maraux / SSP BA

O imóvel possui dois prédios e espaços destinados para recepção, apoio multidisciplinar, cartório, atendimento de ocorrências, assistência social, jurídica e psicólogica, brinquedoteca, além de um abrigo para as mulheres em situação de risco. "O Neam é uma marco no combate à violência contra a mulher. Ele chegou para mudar a história. Nosso município tem colaborado com as ações de Cairu e toda região, pois acreditamos que se uma mulher é agredida, todas somos. Também acreditamos que se houver união, se trabalharmos a nossa sensibilidade, alcançaremos grandes avanços", ressaltou a vice-prefeita de Cairu, Cíntia Rosemberg, que também prestigiou a inauguração. “Com essa estrutura, a Polícia Civil fará um trabalho ainda melhor, na proteção das mulheres. Agora, elas terão esse espaço de acolhimento e prevenção contra seus agressores. Este Núcleo significa que temos respeito pelas mulheres e todas as pessoas precisam fazer o mesmo. Espero que um dia não haja mais necessidade de um espaço como este na nossa sociedade”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

A delegada geral da PC, Heloísa Brito, ressaltou que o Neam de Valença é um passo importante no enfrentamento da violência contra as mulheres. “É o resultado de um esforço conjunto. Consideramos um marco para as moradoras de Valença e da região. Este Núcleo está inserido em Valença, mas com a intenção que atenda também munícipes de outras cidades que compõem a 5a Coorpin. O nosso desejo é que em cada cidade pudéssemos ter uma estrutura similar, mas em razão das dificuldades, iniciamos em Valença como polo aglutinador. E, hoje contamos aqui com a presença de vários prefeitos que estão também se sensibilizando com esta demanda. Então, a nossa proposta é fomentar essas parcerias entre a segurança pública, através da Polícia Civil, e as prefeituras, para que juntos possamos desenvolver ações, e quem sabe, implementar outros núcleos na região. Principalmente, nos municípios com muitas demandas”, afirmou.


O comandante da 33a CIPM, Major PM Bruno Czekus, ressaltou a importância do novo espaço. "Um Núcleo especializado e com a delegada Argimária Soares à frente, o que vai facilitar bastante o acolhimento adequado das mulheres que buscam a ajuda policial", disse. A delegada de polícia, dra. Argimária Soares - especialista em Ciências Criminais, Políticas e Gestão em Segurança Pública, além de Psicopedagogia Clínica e Institucional, ativista da prevenção e combate à violência de gênero, doméstica e familiar, e integrante do Coletivo Quintas Feministas - celebrou: "É um dia de muita felicidade. Um marco na luta contra a violência doméstica e familiar. É uma conquista de todas nós. E, nesse momento toda a sociedade precisa estar unida nessa luta".

Maria Helena, ex vereadora de Valença e uma das precursoras na luta em defesa das mulheres em Valença, também integrante do Coletivo Quintas Feministas, externou a sua alegria: "Agradeço muito à Deus pela oportunidade de estarmos aqui representando tantas mulheres anônimas que dependem desta força, dessa vontade política. São dez anos de espera. E, agora agradecemos a todos e todas que colaboraram. Há dez anos sonhávamos com esse equipamento. Um grupo de mulheres, onde dra Argimária já fazia atendimentos personalizados. Então, nada melhor do que estarmos aqui hoje vendo um sonho se concretizando. Parabéns a primeira dama Joana que fez acontecer, e a todas as mulheres que se dedicam a esta causa. Estamos todos de parabéns! Quem ganha são as mulheres que representamos. São as vozes silenciosas que dependem das nossas vozes para fazer valer seus direitos".

Nova sede da 5ª Coorpin e DT de Valença Investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, as novas sedes da 5a Coorpin e da Delegacia Territorial devem ficar prontas até o mês de outubro. Cerca de 70% das obras estão concluídas. As unidades ficam situadas na rua Projetada, bairro de Novo Horizonte. “Além desse sonho realizado, que é o Neam, teremos mais uma entrega da coordenação, que ajudará nas demandas da região. A nova sede da 5a Coorpin será outro marco para Valença. Valença ganha com o Neam e ganhará também com o novo complexo da Polícia Civil. E, estamos vendo com a delegada geral a possibilidade de implantarmos outras especializadas no prédio atual, o que ajudará bastante no combate à criminalidade na região”, declarou o coordenador da 5a Coorpin, delegado José Raimundo Neri Pinto.


Edição/fotos: Vanessa Andrade - Redação

Com informações: Ascom SSP Ba


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page