VALENÇA - Filarmônica 24 de Outubro celebra 90 anos de história e bons serviços prestados
Comemorações aconteceram neste domingo (23), com Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz e apresentação na Praça da República.
Fundada em 25 de março de 1932 por componentes da extinta Filarmônica Industrial de Valença, a Filarmônica 24 de Outubro chegou ao importante marco de 90 anos de existência em 2022, e para celebrar seu aniversário, participou pela manhã de Missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, e à tarde, se apresentou na Praça da República, com a participação da Escolinha da F24 de Outubro, da Filarmônica Centro Popular Cairuense (Cairu) e da Filarmônica Amigos da Música (Wenceslau Guimarães).
A Missa de Ação de Graças foi presidida pelo pároco Pe. Marcos Reis, que ressaltou a importância da música. “A música acalma e aquece o nosso coração e é por isso que hoje nós estamos aqui na igreja agradecendo a Deus pela vida, pelo trabalho, pela seriedade em que a Filarmônica 24 de Outubro, nesses 90 anos tem se dedicado a Valença e ao Baixo Sul da Bahia. A música tem um único caminho, de nos levar ao altíssimo”, ressaltou.
Apresentação na Missa de Ação de Graças. Foto: Jornal VA
A Filarmônica 24 de Outubro, conduzida pelo Mestre Regente Cristiano Campos Rosário (Kiko), foi a responsável por todos os louvores durante a cerimônia eucarística. Mestre Kiko faz parte da história do grupo desde 1997, de membro a professor e atual mestre regente. Uma caminhada inspirada em seu avô, pai e tio, que passaram pela Filarmônica. “Para mim é muito gratificante dar continuidade a esse legado. A Filarmônica é muito importante na vida de quem participa dela, é uma alegria, é amizade, e traz para mim e para todos que dela participam, a esperança de uma vida melhor, de um mundo melhor. E, como o padre falou, a música transmite para muitas pessoas alegria. Ela modifica muita coisa, então é importante que a comunidade saiba dessa importância que a filarmônica tem na vida dos jovens”, ressaltou.
A Filarmônica 24 de Outubro é uma sociedade que atualmente é presidida por Nilson Borges. Presente nas comemorações, Nilson concedeu entrevista ao Jornal Valença Agora onde falou sobre o grupo e sua atuação. “É uma imensa satisfação fazer parte do grupo Filarmônica 24 de Outubro, uma entidade que este ano está comemorando 90 anos. Digo sempre que é uma jovem senhora, justamente por termos 90 anos, mas a nossa formação é composta praticamente de jovens, sendo meninos e meninas, no qual temos o cuidado de também inserir em nossa sociedade com educação, com música de forma profissional, totalmente gratuita, onde qualquer indivíduo que procure nossa entidade, independentemente da idade, do sexo, da religião é bem-vindo, é bem tratado e será educado a ser pessoa de bem em nossa comunidade’, destacou.
Espetáculo na Praça da República, em Valença.
Presidente Nilson (à esquerda) ao lado da tesoureira da entidade, Rozinete Negrão.
“O nome 24 de outubro é em homenagem a data de extinção no ano de 1932 da Filarmônica Industrial, que era patrocinada pela Companhia Valença Industrial, a primeira fábrica de tecidos do Brasil, no entanto como foi extinta, juntaram aqueles músicos que ficaram sem representação e fundaram a Sociedade Filarmônica 24 de Outubro. De lá para cá nossa Filarmônica tem sobrevivido, resistido às dificuldades encontradas no caminho, com o serviço voluntário de seus músicos, diretoria, e comunidade que nos ajudam seja com pessoal, seja de forma financeira. E, nossa Filarmônica, graças a Deus, tem sido abençoada. Nós temos fechado convênios, temos fardamentos de sobra, temos instrumentos, somos até agraciados com verbas parlamentares. Só temos que agradecer a toda a comunidade valenciana, pois é ela que nos patrocina, seja com amor, seja de forma financeira, de forma voluntária. Podem ter certeza que a Filarmônica 24 de Outubro está disposta, como sempre esteve, a estar presente em eventos diversos como a gente tem visto. Parabenizo todos os membros que de forma voluntária dedicam o seu tempo. Agradecemos aos parceiros da imprensa como o Jornal Valença Agora, site Baixo Sul em Alta, entre outros. Muito obrigado!”, ressaltou o presidente Nilson Borges.
Os fundadores da entidade foram o senhor Ismael Queiroz, Antônio Abade e Alípio de Queiroz. Todos naturais de Valença e grandes impulsionadores da sociedade. Ao longo dos anos a banda foi criando novos músicos, que se destacaram no mundo da música. "A Filarmônica completa 90 anos de história e homenageia todos os músicos que por aqui passaram. Queremos agradecer a cada um e em especial ao nosso querido, saudoso Maestro Domingos, que em 1998 resgatou a história dessa grandiosa F24", destacou maestro Kiko.
A Filarmonica24 de Outubro busca resgatar, fortalecer e impedir que desapareça uma das maiores tradições do município. Vem fazendo história em Valença e região. Beneficiando, inclusive, crianças e adolescentes de baixa renda, que aprendem musica gratuitamente. As aulas acontecem dias de terças e quintas-feiras, com aulas teóricas e práticas, com flauta doce e instrumental.
Maestro Kiko e a Escolinha da F24 de Outubro, na Praça da República.
F24 de Outubro, Praça da República.
F24 de Outubro e integrantes da Filarmônica Centro Popular Cairuense (Cairu).
À direita, Filarmônica Amigos da Música (Wenceslau Guimarães).
Filarmônica Amigos da Música (Wenceslau Guimarães).
Fontes: Jornal VA e Vanessa Andrade - Redação
Fotos: Vanessa Andrade
Comentários