TAPEROÁ: Projeto promove oficinas gratuitas para formação do grupo mirim da Chegança de Mouros
- Vanessa Andrade
- 14 de jul.
- 1 min de leitura

Estarão abertas, entre os dias 16 e 21 de julho, as inscrições para o projeto Salvaguardando a Chegança de Mouros de Taperoá, que oferece oficinas gratuitas de educação patrimonial, canto, dança, confecção de figurinos e instrumentos musicais.
A iniciativa busca fortalecer a tradição local e formar o grupo mirim da Chegança de Mouros, contribuindo para a salvaguarda dessa manifestação da cultura popular reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia.
As inscrições serão realizadas por meio de formulário impresso, distribuído nas escolas do município de Taperoá. Podem participar jovens de 12 a 17 anos, residentes em qualquer bairro, comunidade ou distrito do município.
Com origem nas expressões culturais ligadas às festas religiosas e celebrações populares, a Chegança de Mouros mistura música, dança e teatro, transmitindo valores históricos e identitários por meio da oralidade e da performance.
O projeto é uma realização da Associação Cultural Chegança de Taperoá, sob coordenação de Édipo Lisboa e do mestre tradicional Brás, com produção executiva de Jhessy Coutinho e da J.M Produções Artísticas Culturais e Consultorias.
A ação integra as estratégias de salvaguarda e valorização da ancestralidade e identidade cultural de Taperoá, reforçando o protagonismo juvenil na preservação do patrimônio imaterial.
O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), via PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Por Vanessa Andrade - Redação
Com informações da Assessoria









Comentários