top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Reitora da UNEB é reconduzida ao cargo; governador assina termo de posse para novo mandato

  • Foto do escritor: Vanessa Andrade
    Vanessa Andrade
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta segunda-feira (5), o termo de posse da professora Adriana Marmori para o segundo mandato como reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), reeleita para o quadriênio 2026–2029. A cerimônia de recondução foi realizada na Governadoria, em Salvador, e contou com a presença de secretários estaduais, reitores das universidades estaduais de Santa Cruz e do Sudoeste da Bahia, além de gestores e representantes da comunidade acadêmica e da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso.


“Esse alinhamento entre as universidades estaduais é fundamental, pois reforça o debate e fortalece a Uneb e a educação superior na Bahia. Por isso, agradeço a Adriana e Dayse por essa entrega”, afirmou o governador.


A reitora Adriana Marmori e a vice-reitora Dayse Lago assumem oficialmente o novo ciclo no dia 13 de janeiro, permanecendo nas respectivas funções até 2029. A chapa foi reeleita com mais de 93% dos votos válidos, tendo o resultado sido aprovado por unanimidade nos colegiados da instituição, o que reforça a legitimidade do processo eleitoral junto a estudantes, docentes e técnicos administrativos.


Para o novo mandato, a gestão prevê o fortalecimento das políticas estudantis, a valorização da formação de técnicos e docentes e a ampliação da presença institucional da Uneb nos cenários estadual, nacional e internacional. “Nosso objetivo é consolidar a universidade como um espaço reconhecido de produção de ciência, tecnologia e inovação”, destacou Adriana.


O trabalho da reitora à frente da Uneb tem sido reconhecido pela ampliação de projetos sociais, pela defesa da inclusão, pela valorização das mulheres e pela aproximação da universidade com as comunidades. Para o estudante indígena Diego Silva, do campus Salvador, a recondução da gestão representa continuidade e fortalecimento institucional. “Enquanto estudante, especialmente indígena, confio nas professoras Adriana e Dayse para conduzir a universidade de forma comprometida com a diversidade e a inclusão. O perfil da nossa instituição mudou e torcemos pelo sucesso da Uneb”, afirmou.


A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância do momento para a política educacional baiana. “É a recondução de um projeto de educação comprometido com a inclusão e com o cuidado na educação de jovens e adultos, indígenas, quilombolas e populações do campo. Trata-se de uma parceria estratégica para o fortalecimento da educação pública na Bahia”, avaliou.



Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

 
 
 

Comentários


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Contate-nos: 75991211904 | 75998317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com

0  0  4  1  0  0  7

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

bottom of page