"O lado comercial não pode falar mais alto que a vida das pessoas”, diz Alan Sanches sobre superlotação do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
- Vanessa Andrade
- 10 de out.
- 2 min de leitura

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), médico e vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, cobrou providências imediatas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) diante das denúncias de pacientes, colaboradores e médicos sobre a situação do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ).
Segundo os relatos divulgados pela imprensa, a unidade enfrenta falta de materiais básicos, superlotação nos corredores e quartos acima da capacidade, comprometendo o atendimento à população.
Médicos relatam dificuldades até mesmo para realizar o primeiro atendimento, em razão da ausência de insumos essenciais. Há ainda o testemunho da família de uma paciente idosa que afirma estar em um quarto com o dobro da capacidade prevista, o que acende o alerta para risco de contaminações e agravamento de quadros clínicos.
“O hospital tem uma grande importância para toda a região, não só para Santo Antônio de Jesus, mas para diversos municípios do Recôncavo. Já passou da hora da Secretaria de Saúde tomar providências”, afirmou o parlamentar. O HRSAJ é gerido pelo Instituto Fernando Filgueiras (IFF), organização social que também administra outras unidades de saúde do Estado, como o Hospital da Mulher, em Salvador.
“Não precisa nem de auditoria para ver a gravidade do que está acontecendo, do mau serviço que está sendo oferecido à população. Um hospital desse porte não pode estar nessas condições, com esse serviço de péssima qualidade que está sendo relatado tanto por colaboradores, servidores e também por pacientes”, acrescentou Sanches.
O deputado alertou ainda que o Governo do Estado precisa priorizar a vida das pessoas. “É preciso deixar claro que o lado comercial, financeiro, não pode falar mais alto que o cuidado com a vida das pessoas”, completou.
Assessoria parlamentar
Foto: Divulgação/ALBA









Comentários