BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

NILO PEÇANHA - Um viva à ZAMBIAPUNGA na III Semana de Arte e Cultura



O grupo folclórico cultural ZAMBIAPUNGA, realizou juntamente com a Prefeitura Municipal e a secretaria de Cultura de Nilo Peçanha, a III SEMANA DE ARTE E CULTURA. Data especial que já faz parte do calendário cultural da cidade.


Um celeiro de atividades artísticas e culturais foi o ponto alto do evento. Foram realizadas oficinas de confecção de máscaras, fantasias, capacetes instrumentos e Produção Cultural.


A Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar foi iniciada dia 31 de outubro, com as participações dos empreendimentos do território: Azeite Flor de Nilo (Del do Azeite), Mãos de Euridice (Ketê), Ateliê Divas (Brenda), Cordel (Sueli Valeriano), CEFAF (Rita), COOSAPOH (Idson), Associação de Itiúba (Keu), Laços de Laura (Alessandra), Associação Nova Esperança (Elisângela), Anaildes Lacerda (Joélia).

A abertura oficial foi feita por Josinaldo, com a presença da prefeita Jacqueline Soares, do secretário de Cultura David Terra, da representante Territorial de Cultura do Baixo Sul, Jhessy Coutinho, de Thaysse Soares, representando o IDES, Pauline Nascimento, superintendente de Juventude de Cairu, do professor Francisco Nascimento de Ibirapitanga, da diretora de Cultura de Taperoá, Simone Bonfim, Bel de Saubara, professor Anativo Oliveira (FUNDAK de Salvador), Adriano Fonseca e das professoras Jamile Sena e Núbia.

Na oportunidade o vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Adriano Pereira, entregou ao Grupo Folclórico Cultural ZAMBIAPUNGA, uma monção de aplausos pelo reconhecimento ao trabalho cultural de grande importância que o mesmo vem realizando no município de Nilo Peçanha, bem como em todo território Baixo Sul.


A produção do evento foi organizada pela ZAMBIAPUNGA, através da diretoria: Alex Cabral, Antônio Augusto, Walmório André, Bras Gildasio, Josenilson da Silva, Claudio Mendes, Josafá Oublio, Jose Ouraci, Pedro Raimundo e Alan Leide. E contou com total apoio da secretaria de Cultura de Nilo Peçanha.

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura, proporcionou uma maravilhosa Virada Cultural, visando o fomento e o fortalecimento dos músicos locais: Nonoge, Leo Brito, Dan Love e Leo Sofrência.


No dia primeiro de novembro foi a vez da Alvorada, com a saída do ZAMBIAPUNGA ADULTO pelas ruas, com o tradicional Lelê da Comunidade. Ao tempo que acontecia o Concurso de Máscaras, com premiações, homenageados, seguido da tradicional feijoada, oficinas de Teatro e Cultura Popular, oficina de Xilogravura, Rodas de Conversa, saída da ZAMBIAPUNGA MIRIM e projeto Agentes Culturais, além de um Sarau Musical.





Fonte/fotos: Jhessy Coutinho.

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social