Julho Amarelo: Hospital Materno-Infantil de Ilhéus realiza ações de diagnóstico de hepatite em gestantes
- Vanessa Andrade
- 2 de ago.
- 2 min de leitura

As ações alusivas ao Julho Amarelo no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade do Governo da Bahia gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), foram encerradas na tarde de quinta-feira (31). A programação contou com vacinação contra a Hepatite B para os colaboradores da unidade e uma palestra sobre “Hepatites Virais – Condutas Assertivas na Identificação, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento”, ministrada por Ayalla Campos, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital.
Julho Amarelo é uma campanha voltada para conscientizar e prevenir as hepatites virais, doenças que afetam o fígado e são causadas por diferentes tipos de vírus. Durante a palestra, Ayalla Campos destacou que "um teste pode mudar tudo". Ela explicou que todas as hepatites virais são doenças de notificação obrigatória, uma medida essencial para vigilância epidemiológica e controle da transmissão. "Os profissionais de saúde precisam estar atentos e preencher corretamente a ficha de notificação", reforçou.
Segundo dados apresentados pela profissional, entre os anos 2000 e 2024, foram registrados na Bahia 30.159 casos de hepatites virais. No entanto, houve uma redução significativa de 55% na transmissão vertical (da mãe para o bebê) em gestantes no mesmo período. Ayalla ressaltou ainda que toda gestante atendida no Hospital Materno-Infantil realiza testes rápidos para detecção das hepatites B e C. Apenas no primeiro semestre deste ano foram realizados 4.670 testes, sendo seis positivos, com as pacientes encaminhadas para o tratamento adequado.

“A prevenção ainda é a melhor estratégia. É essencial manter a vacinação contra hepatites A e B em dia, utilizar preservativo nas relações sexuais, evitar compartilhar objetos cortantes como agulhas, alicates e escovas de dentes, entre outras medidas de cuidado”, destacou Ayalla.
Referência em atendimento
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos de internação, incluindo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de cuidados semi-intensivos, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. A unidade é referência regional em atendimento a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais, além de cuidado intensivo e clínico infantil. É também o único hospital da Bahia habilitado pelo Ministério da Saúde para atendimento aos Povos Originários. Funciona 24 horas por dia e atende tanto demandas espontâneas quanto referenciadas pela rede primária de saúde.
Fonte/fotos: Ascom HMI de Ilhéus









Comentários