top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

ITUBERÁ: Litoral FM muda de frequência e passará a operar em 99,9 Mhz


Emissora fundada em 1994 usou a faixa de 95,7 Mhz por 26 anos


Os ouvintes da Rádio Litoral FM, de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, vão precisar avançar um pouco mais a sintonia de seus aparelhos de rádio para sintonizarem a emissora que acaba de mudar de frequência. Fundada em 6 de novembro de 1994, a Litoral FM atuou em 95,7 durante 26 anos e a partir desta segunda-feira (15/03), passou a emitir seus sinais sonoros em 99,9 Mhz.


O Portal Baixo Sul conversou com a diretora-presidente da emissora, Joane Lisboa e com o diretor Geral, Victor Souza, que abordaram todo o projeto técnico e as necessidades de mudança na frequência para o aumento de potência. A Litoral FM tem como suas principais concorrentes na região, a Rádio Valença FM e a Rádio Ubatã FM.

A emissora ficou fora do ar no final de semana para últimos ajustes nos equipamentos do parque de transmissão.

PORTAL – Joane, o que levou a Rádio Litoral FM a mudar de frequência, após 26 anos no ar?

JOANE – O que levou a decisão por parte da diretoria em mudar nossa frequência foi a necessidade de aumentar a potência, melhorar a qualidade do sinal que chega aos ouvintes e ampliar nossa área de cobertura. Durante o processo realizado junto a ANATEL de estudo de viabilidade técnica percebeu-se que ao aumentar a potência a frequência 95.7 Mhz acabaria se chocando com frequências de outras emissoras. Sendo assim a direção escolheu a frequência 99.9 Mhz.


PORTAL – O que melhora com a nova frequência:

JOANE – Com a nova frequência a rádio melhora sua qualidade e alcança mais municípios atendendo ao nosso objetivo maior que é fazer com que Litoral FM leve alegria e entretenimento ao maior número de pessoas.


PORTAL – Victor, haverá aumento de potência?

VICTOR – Sim, nosso processo se baseia em duas fases onde a primeira foi concluída com a mudança da frequência para 99.9 Mhz e aumento imediato para 5Kw e estamos terminando a análise para a liberação de mais 10Kw totalizando 15Kw de potência.


PORTAL – O que está sendo mudado de fato na emissora?

VICTOR – Estamos reformulando todo nosso parque de transmissão com novas antenas que geram mais ganho de potência, transmissores modernos, reforma geral na nossa torre. Também aproveitamos a mudança e estamos modernizando nossos estúdios com nova console de áudio, novos microfones, novo link entre outros equipamentos. Juntamente com a melhoria técnica estamos trazendo uma modernização na programação e colocando a Litoral FM no nicho das emissoras atuais, visando proporcionar uma maior proximidade junto ao nosso público, levando mais informações e entretenimento.

Ao final da entrevista, os diretores da Litoral FM agradeceram a todos que colaboraram direta ou indiretamente com o projeto, em especial a figura do seu fundador André Lisboa (Andrezito), aos sócios Hercilia Lisboa e Helder Lisboa, toda a equipe de locutores e funcionários, representados pelo coordenador Antônio Carlos e ao engenheiro Antônio Fernando Oliveira Costa.


Por Marcelo Dutra / Fotos: Litoral FM

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page