ITUBERÁ: EMEF Quilombola Altina Ana é finalista em prêmio nacional que celebra a igualdade racial
- Vanessa Andrade
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Premiação será transmitida pela TV Globo e reconhece iniciativas de impacto em todo o país.
No próximo dia 7 de maio, o município de Ituberá, no Baixo Sul, estará representado, no Rio de Janeiro, que sediará a 8ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (@id_br). A iniciativa reconhece personalidades, empresas e projetos que atuam de forma ativa pela promoção da igualdade racial no país, contribuindo para a transformação social com impacto e consistência.
Neste ano, os finalistas foram selecionados com base em cinco pilares fundamentais: Cultura, Educação, Empregabilidade, Antirracismo Ambiental e Inspiração. A cerimônia será transmitida no dia 25 de maio, na TV Globo, logo após o Fantástico, e também no canal oficial do ID_BR no YouTube.
Entre os indicados de 2024 está a Escola Municipal de Ensino Fundamental Quilombola Altina Ana, localizada na comunidade da Ingazeira, zona rural de Ituberá. A escola concorre na categoria “Educação: Educação e Oportunidades”, ao lado de duas instituições de destaque: o Instituto Socioambiental (ISA) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

A indicação da EMEF Altina Ana representa um marco simbólico para o reconhecimento do trabalho de base realizado em comunidades quilombolas, destacando a educação como ferramenta de emancipação e fortalecimento das identidades afro-brasileiras.
Recentemente, a escola foi contemplada com o projeto educacional CT BASE, patrocinado pelo Instituto Alok e pelo Instituto Vini Jr., que visa ampliar o acesso à tecnologia, inovação e aprendizagem de qualidade para crianças e jovens da região.
Com esta edição, o Prêmio Sim à Igualdade Racial reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade e a promoção de vozes que estão construindo um Brasil mais justo, inclusivo e igualitário.
Fonte/fotos: Ascom PMItuberá
Comments