Ituberá discutiu promoção da Igualdade Racial na 4ª Conferência Municipal com foco em reparação e justiça
- Vanessa Andrade
- 22 de jul.
- 2 min de leitura

Políticas públicas e reflexões marcaram, nesta segunda-feira (21), a 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ituberá. Com o tema “Igualdade e Democracia: reparação e justiça racial”, o evento reuniu lideranças políticas, religiosas, culturais e representantes da sociedade civil em um importante espaço de escuta e construção de políticas públicas.
Estiveram presentes o prefeito Reges Aragão, o vice-prefeito Orley Souza, a secretária da Mulher Joângela Santana, vereadores, secretários municipais, representantes do EPJAI, membros de terreiros de matriz africana, o Grupo Pérola Negra, fazedores de cultura e diversas lideranças sociais.
Durante a conferência, a secretária Joângela Santana ressaltou a importância de fortalecer políticas públicas com recorte racial e de gênero, com especial atenção às mulheres negras. “A conferência de hoje sai com o compromisso de fomentar um diálogo franco sobre o racismo e pensar políticas públicas que realmente impactem positivamente a vida das mulheres negras, dos pais e mães de santo, das comunidades tradicionais. Precisamos construir estratégias que rompam com esse sistema opressor e promovam justiça e reparação”, destacou Joângela.

O prefeito Reges Aragão reafirmou o apoio da gestão municipal às iniciativas de igualdade racial e conclamou os participantes a contribuírem ativamente para a construção de diretrizes concretas. “Precisamos desenvolver políticas públicas eficazes em todas as áreas: saúde, educação, assistência social, campo e cidade. Este espaço é para vocês. Participem, falem, gritem se for preciso. Digam o que está funcionando e apontem o que precisa melhorar. É com base nessas vozes que construiremos um futuro mais justo. Estou à disposição de vocês”, afirmou o gestor.
A conferência faz parte do compromisso do município de Ituberá com a promoção da equidade, do respeito à diversidade e do enfrentamento ao racismo estrutural.



Fonte/fotos: Secom PMItuberá









Comentários