Ituberá destaca protagonismo feminino na gestão pública com o maior número de mulheres no secretariado regional
- Vanessa Andrade
- 11 de abr.
- 2 min de leitura

Cidade conta com mais de 70% dos cargos de primeiro escalão ocupados por mulheres, liderança inédita na região do Baixo Sul.
Durante o evento de apresentação dos primeiros 100 dias da nova gestão do prefeito Reges Aragão, em Ituberá, no Baixo Sul, um dado chamou atenção e marcou um novo perfil de liderança pública no município: o protagonismo feminino na condução das políticas públicas que chega a mais de 72% dos cargos ocupados.
Das 16 secretarias, 10 são formadas por mulheres. Com cerca de 70% do secretariado composto por mulheres, Ituberá alcança a maior representatividade feminina na gestão pública entre os municípios do Baixo Sul. O município ainda conta com uma mulher na procuradoria municipal.
Em seu discurso, o prefeito Reges Aragão destacou a competência, o comprometimento e a sensibilidade das mulheres à frente das principais pastas da administração municipal. “Temos um time feminino forte, preparado e alinhado com o nosso projeto de desenvolvimento humano e sustentável para Ituberá”, afirmou.
Entre os nomes que compõem o secretariado estão: Cláudia Silveira (Administração), Talita Abreu (Saúde), Jolúzia Almeida (Turismo), Kátia Oliveira (Finanças), Joângela Santana (Mulher), Camila Silva (Assistência Social, Direitos Humanos, Justiça Social e Juventude), Elizângela Assis (Educação) e Vivian Cáliga (Procuradoria Geral).
Além delas, assumiram nesta quinta-feira (10) novos cargos: Aline Vilas Boas (Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária), Joélia Carvalho (Fazenda e Planejamento Econômico), Thaiana Alves (Serviços Públicos).
As secretarias lideradas por homens formam a minoria na atual estrutura administrativa: Anísio Costa Neto (Infraestrutura, Transporte, Estradas e Rodagens), Ramon Nascimento (Agricultura), Almir Hora Neto (Governo e Relações Institucionais), Jideon Costa Souza (Pesca e Aquicultura), Emanuel Cáliga (Meio Ambiente) e Munyr Martins (Esporte e Lazer).
Com essa configuração, Ituberá se destaca como uma referência estadual em inclusão, igualdade de gênero e valorização da mulher na esfera pública. A escolha de um secretariado majoritariamente feminino é, segundo o prefeito, um reconhecimento ao papel transformador das mulheres na sociedade e uma aposta na gestão eficiente e humanizada.
A nova composição sinaliza um novo tempo na política municipal, onde o equilíbrio de gênero deixa de ser apenas um ideal e passa a ser prática concreta no exercício do poder público.
Fonte/foto: Ascom PMItuberá









Comentários