top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

ITUBERÁ: Reserva Ecológica Michelin celebra 20 anos


Área de Mata Atlântica preservada já recebeu o plantio de 275 espécies de árvores de floresta tropical em quase 4 mil hectares na Bahia


A Reserva Ecológica Michelin (REM), área de 3.950 hectares no sul da Bahia, está completando 20 anos de atuação na restauração e proteção da biodiversidade da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. Para marcar a data, a Michelin lançará em 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma campanha digital com selo comemorativo e conteúdo audiovisual nas redes sociais.


Kevin Flesher, diretor da Reserva Ecológica Michelin, lembra o início da iniciativa: “Nosso principal desafio era descobrir como evitar que as pessoas praticassem atividades ilegais na floresta. Nosso segundo desafio foi construir uma equipe de conservação numa região onde não havia essa tradição”, relembra.


Desde a sua criação, foram plantadas 110 mil árvores de 275 espécies de floresta tropical, expandindo as populações de árvores raras de madeira de lei e enriquecendo a flora para que essas terras sustentem populações de animais da floresta nos próximos séculos.


“Os resultados que tivemos nos últimos 20 anos mostram que é possível conciliar necessidades econômicas, sociais e ambientais. Começamos com uma floresta morrendo e depois de 20 anos temos uma floresta cheia de vida, afirma Kevin.


Muitas ações de conservação são necessárias para salvar florestas e a Reserva Ecológica Michelin faz parte desse esforço global. A iniciativa atua em seis pilares: proteção, restauração, pesquisa, educação ambiental, lideranças femininas e ecoturismo. A Reserva também desenvolve um programa de educação ambiental com jovens e crianças em 5 comunidades, tanto rurais, quanto em urbanas e escolas. Outra frente é o desenvolvimento de mulheres líderes locais como multiplicadoras de informação sobre a importância da conservação e sobre o empoderamento delas.


“Acreditamos que desenvolver comunidades locais é importante porque compartilhamos esse espaço. Nosso trabalho é mostrar o valor do meio ambiente para que as pessoas possam tomar decisões conscientes sobre como levar uma vida mais sustentável. Uma das funções da reserva é preservar os processos dos ecossistemas para a saúde não só das espécies, mas também das pessoas que vivem na região”, ressalta Flesher.


“Identificamos que eram as mulheres que ocupavam a posição de líderes na configuração familiar das comunidades rurais e em seus espaços de trabalho. O projeto já impactou 600 beneficiários indiretos, que foram alcançados pela difusão da informação que elas propagam”, explica Glauce Ferman, Diretora de Comunicação e Marcas da Michelin América do Sul.


Localizada entre os municípios de Igrapiúna e Ituberá, a 140km de Salvador, a REM abrange ainda o Parque da Cachoeira Pancada Grande, com uma das maiores quedas d’água da região, com aproximadamente 40 metros de altura e que recebe 82 mil visitantes por ano.


“A resiliência da natureza nos dá esperança para reverter a tendência de destruição. Precisamos de pessoas envolvidas em todos os níveis da sociedade”, espera o diretor. 


20 anos REM em números:

3950 hectares de Mata Atlântica no Nordeste;110 mil árvores de 275 espécies plantadas;82 mil visitantes por ano na Cachoeira da Pancada Grande;2 mil espécies registradas na Reserva;40 novas espécies descobertas para a ciência;5 novas espécies carregam uma variante do nome Michelin, em homenagem ao compromisso com a conservação e a pesquisa ecológica.


Sobre a Michelin

Michelin está construindo uma liderança mundial na fabricação de compósitos e experiências que transformam vidas. Pioneira na ciência de materiais há mais de 130 anos, a Michelin utiliza a sua expertise única para contribuir significativamente para o progresso humano e para um mundo mais sustentável.


Com base no seu profundo conhecimento em compósitos de polímeros, a Michelin está constantemente inovando para fabricar pneus e componentes de alta qualidade para aplicações em variadas áreas como mobilidade, construção, aeronáutica, energias de baixo carbono e saúde.


O cuidado dedicado aos seus produtos e o profundo conhecimento do cliente inspiram a Michelin a oferecer as melhores experiências. Isto abrange desde o fornecimento de soluções conectadas baseadas em dados e IA para frotas profissionais até a recomendação de excelentes restaurantes e hotéis selecionados pelo Guia MICHELIN.



Fonte: Portal Baixo Sul

Foto: Divulgação

Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page