Governo do Estado anuncia R$ 83 milhões para novos editais do Bahia que Produz e Alimenta
- Vanessa Andrade
- há 1 dia
- 3 min de leitura

A Bahia acaba de dar mais um importante passo para impulsionar a agricultura familiar. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), anunciou nesta quinta-feira (11) um novo conjunto de editais do Projeto Bahia que Produz e Alimenta durante o Encontro Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar. O anúncio integra uma ação coordenada pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), fortalecendo cooperativas e empreendimentos rurais e ampliando suas oportunidades de mercado.
Ao todo, foram autorizados cinco editais que vão expandir os investimentos em assistência técnica, infraestrutura produtiva, agregação de valor e acesso a mercados para povos e comunidades tradicionais. Também será contemplada a injeção de recursos em agroindústrias dinâmicas, cadeias da mandioca, caprinocultura, plantas medicinais, turismo comunitário, avicultura caipira e outras atividades estratégicas.
O coordenador do Projeto Bahia que Produz e Alimenta, Ivan Fontes, destacou que a Bahia está vivendo um dia especial dentro da 16ª Feira da Agricultura Familiar. "Além do movimento internacional promovido pela Apex, tivemos a grata satisfação de receber a autorização do governador para lançar novos editais pelo Projeto Bahia que Produz e Alimenta, que somam mais de R$ 83 milhões em apoio à agricultura familiar".

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, os editais reforçam o compromisso do Estado com quem vive e produz no campo. “Estamos dando mais um passo importante para fortalecer as cadeias produtivas e garantir que as famílias agricultoras tenham condições reais de ampliar renda, inovar e acessar novos mercados. Esses editais representam planejamento, presença do Estado e confiança no trabalho das cooperativas e comunidades rurais da Bahia”, afirmou.
Também presente no encontro, o ministro do MDA, Paulo Teixeira, ressaltou a força da agricultura familiar baiana ao defender a transição para um modelo mais sustentável. “Queremos avançar para uma agricultura agroecológica e acelerar os instrumentos que apoiam essa mudança. A Bahia tem uma das experiências mais maduras do país, com 600 mil agricultores familiares. A 16ª Feira da Agricultura Familiar mostra a riqueza gastronômica e produtiva do estado e a força das cooperativas e agroindústrias. Agora, Bahia e Brasil dão um novo passo ao levar para a agricultura familiar a experiência do mercado externo por meio da Apex”, afirmou.

Sobre o evento
O Encontro Nacional de Cooperativas reforça a importância de fortalecer o cooperativismo e ampliar as oportunidades de mercado para a agricultura familiar. Para o gerente de Agricultura da ApexBrasil, Laudemir André Miller, a iniciativa abre novas possibilidades às cooperativas. “É uma alegria muito grande estar na Bahia, com apoio do Governo do Estado e da SDR, realizando um grande movimento das cooperativas da agricultura familiar e da economia solidária, para que elas também possam levar seus produtos para o mundo, gerando renda, desenvolvimento e orgulho para o Brasil", comemorou.
Para o administrador da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), Bartolomeu Ferreira, o encontro amplia horizontes comerciais para quem produz no sertão baiano: “Estamos aqui com o Governo do Estado, a CAR, a SDR e a Unicafes, buscando oportunidades e, quem sabe, exportar o nosso suco Muquim, do sertão do São Francisco para o mundo. É um evento de extrema importância, que nos deixa satisfeitos por representar nossa cidade, nosso povo e a agricultura familiar, levando o fruto do trabalho de quem está no campo todos os dias”.
Ascom SDR
Fotos: Jonas Souza









Comentários