GANDU: Agosto Lilás - Prefeitura realiza mobilização com adesivação
- Vanessa Andrade
- há 1 dia
- 2 min de leitura

A Campanha Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, "Agosto Lilás", termina oficialmente neste domingo (31), mas até lá, diversas ações voltadas para o tema estão sendo realizadas em todo país. Em Gandu, um "adesivaço" fechou o mês dedicado à campanha.
Por volta das 9h da manhã desta quinta (28), no Lago Azul, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Assistência Social mobilizou órgãos de defesa dos direitos das mulheres, como Polícia Militar, Polícia Civil, OAB-Subseção Gandu, CRAS, CREAS e outros para divulgar a campanha e conscientizar a população sobre a importância de denunciar os casos de violência doméstica.

Ainda durante a ação, veículos foram parados, adesivados com a marca da campanha e os motoristas abordados com informações sobre as formas de combate à violência contra a mulher. A prefeita Daiana Santana, esteve presente e participou ativamente da iniciativa.
O Agosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres e, em 2025, ganha ainda mais força com a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.
A campanha tem como foco informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com especial atenção às mulheres em situação de violência. Com linguagem acessível e abordagem educativa, a mobilização busca ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.

No último dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completou 19 anos. Reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, a norma estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.
Fonte/fotos: Ascom PMGandu
Comentários