Festival de Primavera do Morro de São Paulo 2025 reuniu multidão e consolidou o evento como um dos melhores da Bahia
- Vanessa Andrade
- há 50 minutos
- 3 min de leitura

Morro de São Paulo (Cairu - BA) — A edição 2025 do Festival de Primavera do Morro de São Paulo levou milhares de pessoas à Segunda Praia neste final de semana, consolidando o evento como um dos maiores festivais gratuitos do país. O segundo e o terceiro dia de programação, realizados no sábado (6) e no domingo (7), reforçaram o potencial turístico, cultural e econômico do município de Cairu e de todo o arquipélago.
No sábado, o público lotou a praia para acompanhar os shows de Rachel Reis e Escandurras, duas atrações que movimentaram o Morro de São Paulo com performances vibrantes, misturando samba, pop, música baiana e brasilidade. A noite marcou um dos momentos mais intensos do festival, com o público cantando e dançando ao som das atrações que estrearam no evento.


O domingo, último dia da programação, foi marcado pelo clima de celebração. Jal abriu a tarde com um repertório cheio de identidade e poesia baiana. Em seguida, a banda Filhos de Jorge transformou a praia em um grande espetáculo de percussão e alegria, encerrando o festival com a energia contagiante que marca a história do grupo.
O evento rendeu um dos maiores públicos já registrados nas últimas edições. Ao longo dos dois dias, o Morro de São Paulo registrou 100% de ocupação hoteleira, recebendo visitantes de diversas regiões do Brasil, que se conectaram à atmosfera única do festival e à diversidade musical apresentada no palco.


A realização da edição 2025 contou com a parceria entre Governo do Estado da Bahia (FazCultura - Secult Bahia), Neoenergia Coelba e Prefeitura de Cairu, além do apoio fundamental de patrocinadores como Lojas Guaibim, Coca-Cola, Eisenbahn e Biotur, que mais uma vez se uniram para viabilizar um festival gratuito, seguro e de grande qualidade estrutural.
O secretário de Turismo de Cairu, Cláudio Brito, o prefeito do município e o idealizador do festival, Hildécio Meirelles, celebraram o sucesso de mais um ano do evento, reforçando que a iniciativa nasceu há mais de uma década com o objetivo de projetar o Morro de São Paulo no cenário nacional de grandes eventos — objetivo hoje amplamente alcançado.

Autoridades do Governo do Estado marcaram presença, entre eles o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola e o secretário de Cultura, Bruno Monteiro. O presidente da Neoenergia Coelba, Eduardo Capelastegui, também acompanhou o evento ao lado de sua equipe. "Um festival como esse tem um sentido muito grande, pois estamos falando de um dos principais destinos turísticos da Bahia e do Brasil, e a possibilidade da cultura ser um grande ponto de atração, com uma diversificação artística, com nomes nacionais, estaduais e locais valorizados. E, o público tendo a possibilidade de celebrar por meio da cultura. Então, para nós do Governo do Estado, que apoiamos a realização do festival através do FazCultura, torna-se uma satisfação muito grande, porque queremos cada vez mais esse encantamento, e sobretudo, a possibilidade de desenvolvimento econômico que a cultura gera. Um evento já consolidado, na sua nona edição, e vamos seguir trabalhando para cada ano ele ficar melhor, sendo uma marca forte do Morro de São Paulo e da Bahia", disse o secretário Bruno Monteiro.
Com o crescimento contínuo e a excelente recepção do público, a Prefeitura de Cairu já estuda expandir o formato do festival para a Ilha de Boipeba em 2026, ampliando o impacto turístico e cultural no arquipélago e fortalecendo ainda mais a rota dos grandes eventos na região.
Fonte e fotos: Vanessa Andrade - Redação















Comentários