BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Dia de Campo Cacau+ Baixo Sul acontece em Camamu


Evento será nesta sexta 04, no Sítio Dado por Deus, na Comunidade de Tapuia, com o intuito de articular o programa entre produtores e agentes políticos


Será realizada nesta sexta-feira (04/03), a primeira edição do Dia de Campo Cacau Mais, com o objetivo de formar agricultores e agricultoras familiares no cultivo do cacau na região do Baixo Sul da Bahia.


O evento acontecerá no Sítio Dado por Deus, na Comunidade de Tapuia, em Camamu – BA, e contará com a presença dos Prefeitos do Ciapra Baixo Sul, do Secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, do Chefe de Gabinete, Jeandro Ribeiro e demais representantes das instituições parceiras do Cacau Mais, além de outros membros do poder público.


A programação está marcada para iniciar às 8h e a abertura oficial a partir das 8h30, quando será realizada a assinatura da autorização da licitação para a aquisição de motocicletas, visando apoiar as equipes técnicas das prefeituras.


O dia de campo terá ainda práticas referentes ao cultivo do cacau como seleção, demarcação e amostragem da sala da Unidade Demonstrativa de Resultados (UDR), colagem e gessagem e produção de mudas e construção de viveiro rústico.


A ação é executada no âmbito da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia. No Baixo Sul, a parceria firmada com o Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra) é destinada ao fortalecimento do sistema produtivo do cacau, intitulado projeto Cacau+.


Parceria mais Forte A Parceria Mais Forte – Juntos para Alimentar a Bahia visa a integração das ações do Governo do Estado, com prefeituras municipais, Consórcios Públicos Territoriais e demais parceiros do poder público e de organizações que representam ou atuam no segmento da agricultura familiar. O objetivo é fortalecer, estruturar e consolidar sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar, a partir da execução de ações articuladas em grupos produtivos locais, entre outros objetivos.


Cacau+ O objetivo do projeto Cacau+ é aumentar a produtividade de cacau no Baixo Sul, de 15 a 20 arrobas, por hectare, para 80 arrobas de cacau, por hectare em três anos. Para chegar a esses resultados estão previstas ações como a ampliação da assistência técnica e extensão rural (Ater), acesso ao crédito, implantação de viveiro para produção de mudas, manejo, controle de pragas, polinização, adubação, manejo pós-colheita e rastreabilidade.


Só no início deste ano, a parceria entre SDR e Ciapra já resultou na entrega de novos equipamentos como tratores com implementos agrícolas, no sentido de recuperar as estradas vicinais danificadas pelas fortes chuvas que atingiram diversos municípios baianos no fim de 2021 e início de 2022.





Fonte: Car / Baixo Sul em Pauta

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social