top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Câmara Técnica de Agricultura do CIAPRA discutiu avanços na agricultura sustentável do Baixo Sul, no âmbito do Programa Cacau+


Um ponto importante do encontro foi a relevância do Dendê para o território do Baixo Sul.


Os membros da Câmara Técnica de Agricultura do Ciapra, se reuniram na última terça-feira (25), para discutir importantes questões relacionadas Programa Cacau+ e ao desenvolvimento sustentável da agricultura e sustentabilidade.


O encontro abordou a realização do Grupo Focal, coordenado pela empresa Atairu, especializada em gestão do conhecimento, sustentabilidade e inovação social. Este grupo tem como objetivo coletar informações que contribuirão para a sistematização e desenvolvimento de um modelo de gestão do conhecimento orientado para resultados. Isso visa fortalecer institucionalmente o Ciapra e reforçar a governança do Programa Cacau+, garantindo sua efetividade e relevância contínuas na promoção do desenvolvimento rural sustentável no Baixo Sul.


Outra pauta da reunião foi dedicada a um breve resumo dos resultados alcançados pelo Programa Cacau+ durante o período de implantação do novo formato. Com a transição de todos os técnicos para a gestão direta pela coordenação do Ciapra, o programa visa otimizar sua eficiência e impacto na região, promovendo o desenvolvimento agrícola de forma mais integrada e eficaz. "O encontro da Câmara Técnica de Agricultura demonstrou o compromisso e a colaboração dos envolvidos na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela agricultura na região do Baixo Sul, ressaltou Joelson Orrico, Coordenador Técnico do Programa Cacau+".


Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Dendê

Um ponto importante do encontro foi a relevância do Dendê para o território do Baixo Sul. Com o objetivo de impulsionar e fortalecer essa cadeia produtiva vital para a região, foi proposta a formação de um grupo de trabalho específico que terá a missão de discutir e propor soluções que visem o aprimoramento e a sustentabilidade da produção de Dendê no Baixo Sul.


Outro destaque da reunião foi o progresso do projeto Carbon Booster, resultado de uma parceria entre o Ciapra e o CIC (Centro de Inovação para a Conservação da Mata Atlântica). Esse projeto piloto está sendo implementado com 100 agricultores nos municípios participantes do Programa Cacau+. As ações incluem a recuperação e o enriquecimento de áreas de Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente (APP’s), como nascentes e matas ciliares. Essa iniciativa demonstra o compromisso do CIAPRA com a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento rural.




Fonte/foto: Ascom Ciapra

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page