top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Centenário de Frantz Fanon é celebrado em Salvador com presença de sua filha, Mireille Fanon Mendès-France

  • Foto do escritor: Vanessa Andrade
    Vanessa Andrade
  • há 58 minutos
  • 2 min de leitura
ree

No mês de novembro, o Brasil receberá um ciclo de eventos em comemoração aos 100 anos de nascimento do intelectual e ativista Frantz Fanon. As celebrações ocorrerão no Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, com a presença de Mireille Fanon Mendès-France, presidenta da Fundação Frantz Fanon e filha do homenageado. Ela estará acompanhada de Samia El Khalfaoui, fundadora da organização francesa SAVE (Stop aux Violences d’État / Acabe com as Violências de Estado) e integrante da coordenação da Marcha Nacional Francesa contra a Islamofobia.


Na capital baiana, duas principais atividades marcam a presença de Mireille Fanon. No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ela participará da Marcha da Consciência Negra, que este ano homenageia os 100 anos de Frantz Fanon e os 90 anos de Lélia Gonzalez. A concentração está prevista para as 14h, no Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves.


No dia 21, a partir das 12h, acontece o ato “Conferência Baiana de Celebração do Centenário de Frantz Fanon”, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no bairro do Canela. O evento reunirá entidades do movimento negro e de direitos humanos, além de pesquisadores e acadêmicos que estudam o pensamento de Fanon, a decolonialidade e o panafricanismo.


A palestra magna será proferida por Mireille Fanon Mendès-France. A iniciativa é promovida por organizações, movimentos sociais e universidades, entre elas a Coordenação de Entidades Negras (Conen), Vida Brasil, Associação Brasileira de ONGs (ABONG), CAMP, Instituto de Direitos Humanos Econômicos e Sociais (IDHES), UFBA, UFRRJ e UFRGS, com apoio da Festa Literária das Periferias (FLUP) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado da Bahia (Sepromi). No dia 22, Mireille Fanon e Samia El Khalfaoui participarão de encontros com organizações da sociedade civil baiana e representantes do Governo do Estado da Bahia.


Quem foi Frantz Fanon

Frantz Fanon (1925–1961) foi um dos mais influentes pensadores do século XX. Nascido na Martinica, então colônia francesa no Caribe, Fanon destacou-se como psiquiatra, escritor e ativista anticolonial, tornando-se uma das principais referências do pensamento decolonial e panafricanista.


Sua primeira obra, “Pele Negra, Máscaras Brancas” (1952), analisa as complexas construções da identidade e da negritude nas sociedades coloniais. Já em “Os Condenados da Terra” (1961), Fanon aborda as dinâmicas da opressão colonial, defendendo a luta pela libertação dos povos subjugados.


Além de seu trabalho intelectual, Fanon atuou diretamente na luta pela independência da Argélia, tornando-se um símbolo da resistência anticolonial. Sua obra segue inspirando gerações em campos como a psicologia, a sociologia e os estudos pós-coloniais.



Assessoria GovBa

Cultura/Novembro Negro

Foto: Divulgação

 
 
 

Comentários


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Contate-nos: 75991211904 | 75998317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com

0  0  4  1  0  0  7

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

bottom of page