Casa do Museu Popular da Bahia inaugura sala expositiva em homenagem à memória do Reggae
- Vanessa Andrade
- 19 de mai.
- 2 min de leitura

Espaço funciona no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, e é aberto ao público.
A Casa do Museu Popular da Bahia, na Fazenda Grande do Retiro, inaugurou, no domingo (18), um novo espaço dedicado à memória do Reggae, em sintonia com a 23ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é "O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação". O novo espaço, chamado Sala Reggae, celebra o impacto cultural do gênero musical, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e seu legado na periferia de Salvador, com um foco especial na comunidade da Fazenda Grande do Retiro.
A Sala Reggae foi criada para preservar e divulgar a memória de um dos movimentos mais influentes da cidade, além de destacar a importância das comunidades periféricas na formação da identidade cultural de Salvador.
Com um acervo que já conta com salas dedicadas ao Cordel, Samba Junino e Teatro de Rua, a Casa amplia seu compromisso com a diversidade e a valorização da cultura popular. A nova sala também faz uma homenagem ao icônico Seu Ivan de Jesus Maia, conhecido como Rasta, um dos maiores incentivadores do Reggae local. Proprietário de um bar tradicional na Fazenda Grande do Retiro, Seu Ivan transformou seu estabelecimento em um ponto de encontro vibrante, onde o trabalho e a diversão se misturavam ao som de grandes nomes do gênero, como Bob Marley e Edson Gomes. O espaço tornou-se um símbolo de resistência e positividade, em meio às adversidades da vida cotidiana, e a Sala Reggae homenageia, também, o seu legado.
"A inauguração da Sala Reggae na Casa do Museu Popular da Bahia é uma homenagem a um legado imensurável que meu pai, Seu Ivan, e tantas outras pessoas da periferia de Salvador construíram com suor, trabalho e música. O Reggae foi, e continua sendo, uma ferramenta de resistência e expressão cultural. Este espaço vai muito além da preservação de uma música; ele celebra a identidade, a história e a força das nossas comunidades", afirmou Fabricio Brito, filosofo e ativista cultural.
Onde?
Casa do Museu Popular da Bahia – Rua Melo Morais Filho, nº 331, Fazenda Grande do Retiro, Salvador.
Contato (71) 9 9326-7476 / britofilosofia@hotmail.com
Fonte/foto: Assessoria Casa do Museu Popular da Bahia









Comentários