top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

CAIRU: Reinado de São Benedito - Mais de 400 anos de história, beleza e fé

A Festa de Reis no município de Cairu, Baixo Sul da Bahia, mantém os rituais e apresentou neste domingo (7), o Reisado de São Benedito, uma festa em louvor a um dos padroeiros da cidade.


Durante a festa, há espaço para o sagrado e para uma mistura de sons, cores, para o sincretismo, a cultura e a fé. A celebração, que tem origem no Brasil Império, quando os escravos da região se vestiam como reis para celebrar o patrono negro, se repete até hoje no município, dirigida pela 'família real' e pelos Congos, Cheganças, Barquinha e Filarmônica Cairuense.

Mantendo a memória de mais de 400 anos, a população amanheceu em festa, com a alvorada festiva e queima de fogos, que anunciam a chegada das embarcações, com filhos da terra e visitantes. Embalados pelos sons das manifestações culturais, o cortejo seguiu pelas ruas da cidade, em direção ao Convento de Santo Antônio, onde aconteceu uma Missa Festiva. Logo depois, uma Procissão seguiu pelas ruas de Cairu.

São Benedito

O santo protetor dos negros e escravos, conhecido mundialmente, tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor à Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal pelos negros.


O dia 26 de Dezembro foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição que vem do Brasil Império até hoje, rica em sincretismo religioso e muitas manifestações folclóricas repletas de história e cores adornadas com miçangas e lantejoulas. Em Cairu a celebração acontece sempre no primeiro domingo de janeiro, em virtude das celebrações da Festa dos Santos Reis.

Programação

O tradicional e quadricentenário ciclo dos festejos do reinado de São Benedito de Cairu, iniciado em 08 de dezembro, coordenados este ano pela família Vieira, imprimiram a erudição, entrelaçada aos costumes populares, em cada detalhe, dando os tons do encantamento e da emoção, tanto nas missas, procissões, quanto nos cortejos da Bandeira de São Benedito, das Taieiras, Dandoca, Terno de Reis, Congos e das Cheganças de Cairu e Saubara.


Mas a missão ainda não acabou. Nesta segunda-feira (08), haverá o cortejo da Barquinha, às 15h30, a celebração da missa do Capitãozinho (Deus Menino), às 19h30, logo após a apresentação do Bumba-Meu-Boi e, na terça-feira, a missa de São Sebastião (19h30), seguida de procissão pelas ruas da cidade.


Por Vanessa Andrade - Redação

Com informações da Ascom PMCairu

Fotos: Vanessa Andrade e Ascom PMCairu

Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page