BAHIA: Festivais contribuem para combater a sazonalidade do Forró
- Vanessa Andrade
- há 6 horas
- 3 min de leitura

Principal ritmo musical nordestino, o forró sofre na Bahia com o estigma de ser a trilha sonora para ser consumida apenas no período dos festejos juninos e alguns dias que os antecedem. Entretanto os apaixonados pela sanfona, triângulo e zabumba estão encontrando nos festivais de Forró uma forma de arrastar o pé fora da época do São João.
A presença forrozeira para além do mês de junho não é uma novidade, pois há eventos em diversos pontos da Bahia e, especialmente, em Salvador como o Forró do Talco, do cantor e sanfoneiro Jó Miranda, que está completando 14 anos de existência, com encontros nas noites de domingo nos 12 meses do ano, bem como iniciativas como Particulino à Beira-Mar, comandado pela ativista forrozeira DJ Preta, Quinta do Baião, dentre outros.
No entanto, os festivais de Forró espalhados por toda a Bahia estão rompendo a bolha e se tornando eventos de potencial de atração turística, tendo em Mucugê a sua principal vitrine. Na sua sétima edição, a festa organizada por Targino Gondim e a prefeitura local já pode ser considerada uma realidade do calendário do turismo. Hotéis lotados, consumo em alta nos bares e restaurantes e empresas organizadoras de passeio faturando em alta. “A cultura é um produto e, somada ao turismo, ela ajudará a gerar renda e trabalho para as cidades que sediam esses eventos”, avalia Targino que vai além: “Eu pedi que não tivesse nada que lembrasse o São João, pois precisamos mostrar que o forró é World Music e deve ser consumido o ano inteiro”.
Além deste, o cantor, compositor e sanfoneiro também é idealizador do Festival de Forró de Itacaré e de encontros como o Conecta Boipeba, Conecta Chapada, em Andaraí e o Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro.


Lençóis vai unir forró à estrutura e atrativos naturais
Inspirado em Mucugê e com uma estrutura maior de hotéis e estabelecimentos como bares e restaurantes, o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, também vai sediar um festival com 100% de atrações forrozeiras. Lá, a curadoria será de Fábio Carneirinho, cantor e sanfoneiro que conquistou a Bahia nos últimos três anos. A festa, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro terá nomes badalados e artistas emergentes do forró. Estão confirmados, além do próprio Carneirinho, artistas como Verlando Gomes, Léo Estakazero, Rennan Mendes, Marquinhos Café, Adelmario Coelho, Fulô de Mandacaru, Trio Forrozão, Forrozão do Capitão, DJ Preta, Balaio Delas, Elisson Moura, Jó Miranda, Chambinho do Acordeon, Xamego Thay, Nonato Lima, Zeu Azevedo, Rural Elétrica, dentre outros.

Assim como o evento de Targino Gondim, o Festival de Forró de Lençóis terá uma vasta programação cultural que vai de exposição como a Santo Sertão, aulas de forró com a Escola de Dança Ecoar, oficinas de sanfona e exibição do filme Légua Tirana, que conta como foi a juventude de Luiz Gonzaga. A prefeita do município, Vanessa Senna, acredita que este será o primeiro de muitos eventos do gênero na cidade. “Estamos todos animados: moradores, empresários e nós do Poder Público”, resumiu.
Em abril Carneirinho já havia produzido o Festival de Forró de Amargosa, o que contribuiu para que a cidade do Vale do Jiquiriçá ganhasse mais um atrativo turístico, uma vez que é um dos principais destinos do São João.

Outras cidades no embalo do Forró
Recentemente, foi a vez de Rio de Contas sediar um encontro de sanfoneiros comandado por Del Feliz. O evento reuniu nomes como Waldonys, Trio Nordestino, Adelmario Coelho, Marquinhos Café, além do próprio Del.
O arrasta-pé também estará presente no município de Tanhaçu, que está entre o Sudoeste da Bahia e a Chapada Diamantina. Lá, a festa será comandada pelo produtor musical Tadeu Oliveira, o forrozeiro Rennan Mendes e a prefeitura local. O encontro foi confirmado para ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de dezembro.
Antes disso, porém, será a vez de Riachão do Jacuípe sediar um festival que leva o nome da cidade. O evento, que será 14 e 15 de novembro, é comandado pela prefeitura e terá, em um dos dias, a gravação do audiovisual da Banda Fulô de Mandacaru, que vai comemorar 25 anos de muito forró. O grupo foi o único do gênero a vencer um reality show de música na TV Globo.
Por Gabriel Carvalho / Site São João na Bahia
Fotos: Vanessa Andrade









Comentários