As mulheres baianas da agricultura familiar no Rural Produtivo da TVE - Ituberá na tela


O programa também vai destacar a história de superação da artesã Danila de Jesus, de Ituberá.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de um milhão de mulheres responsáveis pelas propriedades rurais do país. No mês dedicado às mulheres, o Rural Produtivo deste sábado (05/03), mostra o protagonismo feminino na agricultura familiar na Bahia.


O programa destaca a trajetória de Andréia Sales, presidente de uma associação composta só por mulheres em Gongogi, e mostra a história de superação da artesã Danila de Jesus, em Ituberá. Nossa equipe visitou Tia Yô, no município de Candiba, e conversou com Joara Oliveira, especialista em cafeicultura, na cidade de Barra do Choça. Em Várzea Nova, a atração semanal conheceu o grupo de mulheres Sabores do Semiárido, e ainda tem a receita de moqueca de mandacaru com camarão e a música de Jeanne Lima. A exibição será às 14h, com horário alternativo na segunda-feira, às 6h30, e na sexta-feira, às 19h30.

No município de Gongogi, a Associação de Mulheres do Projeto de Assentamento Santa Irene (Ampassi), é composta por trinta e duas mulheres que plantam e cultivam seus produtos. A presidente da Associação, Andréia Sales, conta sua trajetória durante todo processo que resultou na industrialização de polpas de frutas, e a importância do investimento que regularizou e habilitou a fábrica para comercialização em alta escala, permitindo o crescimento da produtividade e da distribuição de produtos.


O programa vai contar a história de Danila de Jesus, artesã e membro da Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (Abpagi), no município de Ituberá. A jovem empreendedora relembra as dificuldades, e destaca a superação que resultou em uma renda favorável através do artesanato. Como forma de incentivo, a associação recebeu equipamentos necessários para aumentar a produção, motivando e valorizando ainda mais o trabalho manual dos artesãos.


O Rural Produtivo visitou a comunidade de Lagoa dos Anjos, no município de Candiba, onde conheceu Luciene Santos, popularmente chamada de Tia Yô. Ela é presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar e Artesanato Quilombo Lagoa dos Anjos, que valoriza a autonomia da mulher na produção e venda de alimentos. Tia Yô faz o intercâmbio com as comunidades, incentivando a produtividade e renda através da agricultura familiar.


Neste episódio, nossa equipe conversou com Joara Oliveira, Presidente da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), no município de Barra do Choça. A cafeicultora se engajou na cooperativa, conquistando espaço e agregando valor ao empoderamento feminino no campo. Por meio do projeto Bahia Produtiva, a cooperativa recebeu investimento para a qualificação da agroindústria, melhorando a qualidade do café e aumentando a produção e comercialização no mercado internacional.


Ainda nesta edição, o programa vai mostrar a Associação da Comunidade e Membro do Grupo Sabores do Semiárido, no município de Várzea nova. Com o Projeto Pró-Semiárido, a associação, que é composta por mulheres, recebeu equipamentos e estrutura adequada para produção e comercialização de produtos agroecológicos, incentivando e valorizando o empreendedorismo feminino na região.

Para finalizar, o programa traz a receita de moqueca de mandacaru com camarão, feita pela cozinheira Maria Baia, e a musicalidade de Jeanne Lima.


O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e será exibido também em horários alternativos às segundas-feiras, às 6h30, e às sextas-feiras, às 19h30, e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.


SERVIÇO:

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (05), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e sextas-feiras, às 19h30.

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline





Fonte/fotos: Ascom TVE BA


BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png
001.jpg
213273523_209526754388278_45482012108582523_n.jpg
67484017_2357855327663661_331651640815779840_n.jpg
Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social