Festival Universo Paralello celebrou 20 anos de sucesso


Durante sete dias, a música e a diversidade tomaram conta da Praia de Pratigi (no município de Ituberá - Baixo Sul da Bahia), através de uma grande celebração multicultural pelos 20 anos do festival alternativo mais importante do Brasil: Universo Paralello (UP). Cerca de 20 mil pessoas vivenciaram experiências musicais extraordinárias, com apresentações de grandes nomes da música eletrônica mundial, além de bandas e músicos consagrados, como o ícone da Tropicália e da MPB, Caetano Veloso.

Caetano Veloso dia 28/12

Fãs se emocionaram quando Caetano Veloso subiu ao palco Paralello. Cantaram junto com o ídolo, emanando muita energia positiva que tomou conta das areias de Pratigi. Caetano irradiava alegria e em suave e bom tom exclamou: “Não imaginava que isso aqui era tão bom! Que energia!”. O palco Paralello apresentou 37 shows com vários estilos musicais. Por ele também passaram, por exemplo: Rincon Sapiência, Benzina Aka Scandurra, Os Mutantes, Banda Pirilampo, Ponto de Equilíbrio, Djonga, ‘3030’, Luedji Luna e Nomade Orquestra. Ou seja, um dos espaços mais ecléticos do UP.

Show da Banda Pirilampo (de Ituberá) dia 31/12

Além do Paralello, outras tendas foram palco de momentos inesquecíveis, em uma atmosfera de completa interação de múltiplas tribos e celebração musical. O Main Floor foi o coração do festival. DNA primordial do conceito Universo Paralello de se celebrar, foi a maior pista do evento. Por ela passaram DJs como: Swarup, Ekanta, Talamasca, Avalon, Astrix, Burn in Noise, Rinkadink, Dickster e muito mais. A UP Clube foi a diversidade dentro do mundo que abrigou inúmeras vertentes que passeiam pelo House e Tech House e chegam até o Techno. Alok, Bhaskar, Vintage Culture, Mau Mau, Morgana, Adana Twins, Oscar Bueno, Nana torres, Fernanda Pistelli, Flow&Zeo e muitos outros fizeram um grande espetáculo.

Alok e seu irmão Bhaskar - foto arquivo Facebook Universo Paralello Oficial: Alisson Demetrio

Bhaskar / foto: Instagram universoparalellooficial


Já a pista 303 Stage agregou jovens talentos, mixando várias identidades sonoras em um contexto único e de muita personalidade trazendo a essência de GOA, onde se iniciou o movimento Psy Trance em meados dos anos 80. Também o Chill Out, um espaço agradável e relaxante para ouvir boa música, interagir, dançar e se conectar com as diversas manifestações artísticas e culturais de diversos países. E, a Tortuga Stage, inspirada na famosa ilha caribenha ponto de pirataria, que apresentou uma programação musical seleta de tesouros (a exemplo de DJ KL Jay, Magal, Julião), com projeto cenográfico especial, digno da edição comemorativa de 20 anos do UP.


A Aldeia Circulou, espaço artístico divulgador da cultura alternativa, contemporânea e de vanguarda, apresentou ao público uma programação repleta de performances, espetáculos e interatividades numa atmosfera que inspirava criatividade e liberdade de expressão. O público pode contemplar um aperitivo das diversidades artísticas e culturais de todo o estado da Bahia, junto a ícones brasileiros e estrangeiros que representam culturas de raiz. Representando o Baixo Sul da Bahia marcaram presença, por exemplo: Zambiapunga de Nilo Peçanha, Grupo Capoarte (Ituberá), Candomblé Elétrico (Ituberá), oficina de Cordel de Sueli Valeriano (Ituberá), Chegança de Taperoá, Congo de Cairu, oficina de dança afro de Célia Preasent (Valença). A Aldeia também contemplou áreas, como: Point Dendê, Picadeiro, Circulinho Praia, Galeria Vertical, Mestre Cuca, Remelexo, Lua Mantra, Nocturna, LAB, Terreiro Musical, Tela Paralella e Círculo Solidário.

Zambiapunga de Nilo Peçanha


Trance, Psy Trance, Dark Trance, Progressivo, House, Deephouse, Techno, EDM, Brazilian Bass, Lounge Music, Trap, Dubstep, Hip Hop, MPB, Rock Alternativo e muito mais. Performances, shows artísticos, palhaços, pirofagia, malabares, massagens terapêuticas, oficinas, reiki, meditação, chats, cinema, live painting, exposições. Enfim, um universo de pessoas, arte, música, ritmos, culinária, culturas, ideologias, crenças e energia celebraram os 20 anos de UP.


Confiram outras fotos abaixo:

Fonte/fotos: Vanessa Andrade – V1 Comunicação / Baixo Sul em Alta.


Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com