top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Convênio garante a permanência do Programa AABB Comunidade em Valença

Na tarde desta terça-feira (12/12), foi celebrada a assinatura do convênio que garantirá o funcionamento do Programa AABB Comunidade Valença, por mais quatro anos (2017 – 2020). O evento aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB Valença), onde o programa funciona há 17 anos, atendendo 100 crianças carentes (entre 06 a 18 anos incompletos) com complementação educacional e a inserção social, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade.


O Programa funcionava a partir de uma parceria entre a Federação Nacional das AABBs (FENABB), Fundação Banco do Brasil, AABB Valença e Prefeitura Municipal de Valença. E, agora contará também com a importante parceria da Filarmônica 24 de Outubro. Prestigiaram o evento: Rozinete Negrão, presidente da AABB Valença; Nilson Borges, presidente da Filarmônica 24 de Outubro; Cintia Alferes, gerente geral da agência Banco do Brasil Valença; Humberto Malheiros, vice prefeito do município; Margarete Moura, secretária de Promoção Social; Cyntia Ferreira, secretária de Educação; Maria Antônia, coordenadora Pedagógica do Programa. Além de outros representantes da secretaria municipal de Educação, diretores da Filarmônica, da AABB Valença e imprensa local.


O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho de 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica – NTC/PUC/SP, tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.


“A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o Programa é viável e vem atingindo os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quando há envolvimento de todos os segmentos da sociedade. Por isso, a Filarmônica 24 de Outubro, existente há 85 anos, que também desenvolve um trabalho social com cerca de 80 jovens carentes (crianças e adolescentes), decidiu colaborar como parceiro deste Programa. Sabemos a importância de propostas como esta para a vida de centenas de pessoas”, afirmou Nilson Borges, presidente da Filarmônica.

Fotos: Vanessa Andrade

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page