Mais de 30 terreiros de Umbanda se reuniram em Salvador

Aconteceu no Gran Hotel Stela Maris, em Salvador, sábado (18.11), o I Encontro de Umbanda da Bahia. Um evento fruto de um acordo de cooperação entre as secretarias do Turismo e da Cultura, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e o Centro de Umbanda Mística Oxum Apará, com o apoio do Governo do Estado. Cerca de 1.300 pessoas prestigiaram o evento. Leigos e especialistas em temas relacionados à Umbanda participaram da programação de palestras, cujo eixo principal foi o combate à intolerância religiosa.

A programação contou com uma série de atividades, entre elas, a palestra com Alexandre Cumino, que falou sobre: ‘O que é a Umbanda? Uma religião brasileira e sua relação com o dia a dia”. Ele ainda lançou seu livro em parceria com Rodrigo Queiroz, intitulado “Caridade, Amor e Perversão”. O evento, que teve como objetivo celebrar os 109 anos da Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, que inspira fé e cultura, deu um passo importante para a criação de uma Federação dos Centros Umbandistas da Bahia. A proposta foi abraçada pelo diretor do Ipac, João Carlos, que ressaltou a importância da escuta coletiva e o planejamento para tombamento e preservação das Casas.

O secretário estadual de Turismo, José Alves, destacou a valorização das religiões, assim como do turismo religioso: “As pessoas que nos visitam querem conhecer a nossa cultura, querem saber como funcionam os terreiros. Logo, a organização dos espaços e a capacitação dos integrantes é importante. Eles precisam entender que estão inseridos em um contexto que valoriza cada vez mais a cultura da Bahia”. A coordenadora do CUMOA, Mãe Taiane Macedo, falou da sua alegria em reunir mais de trinta terreiros. Já Pai Raimundo Nonato destacou que o evento foi um passo muito importante para a união dos terreiros de Umbanda, para o fortalecimento da religião.



O ponto alto do Encontro foi o culto universalista que reuniu representantes de diversas religiões: José Medrado – líder Espírita, Pastor evangélico Djalma, Padre Alfredo – Igreja Anglicana, Alexandre Cumino – Sacerdote de Umbanda do Colégio Pena Branca, Buda Maitreya – Monge budista, Frei Edilson – Igreja Católica, Mãe Jaciara Ribeiro – Yalorixá do Candomblé Abassa de Ogum, Vine Xamã – Xamã Caminho do Amor. Todos eles passaram uma linda mensagem de respeito às diferentes religiões e credos, união entre os povos e amor ao próximo. Todos como seres filhos de um só Pai.


Tags:

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com