top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Wenceslau Guimarães: Secretaria da Saúde promove ações do “Agosto Dourado” nas Unidades Básicas


Uma série de ações tem sido promovida pela Secretaria da Saúde, durante a campanha “Agosto Dourado”, que tem como foco a orientação de mulheres sobre o aleitamento materno para a prevenção de doenças em seus bebês.


Segundo a Secretaria da Saúde, todas as Unidades estão trabalhando a temática durante o mês de agosto com a oferta de palestras promovidas pelas equipes de enfermagem e por nutricionistas, além de atividades em grupo e sorteio de brindes.

“Nas palestras, as mães aprendem mais sobre a qualidade dos componentes do leite. O quanto é importante para a criança receber esse leite exclusivo até os 6 meses de idade, como forma de se reduzir o número de doenças que são comuns na infância, como infecções respiratórias, diarreia, obesidade, entre outras”, disse Priscila Fialho, coordenadora de Atenção Básica. Ainda segundo a secretaria, a campanha segue até o fim do mês. Mas, que vale ressaltar que essas ações são rotineiras nas Unidades de Saúde durante todo o ano. O aleitamento materno é exclusivo até os 6 meses de idade, mas segundo estudos, chega apenas a 48% das crianças. “A questão é realmente incentivar o aleitamento materno como prevenção não só de doenças da infância, mas fortalecer o sistema imunológico da criança”, pontuou Fialho. As Unidades de Saúde de Wenceslau Guimarães também ofertam, durante todo o ano, atendimentos como puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos bebês), onde as enfermeiras orientam as mães, avaliam, fazem exame físico nas crianças, avaliam a questão nutricional e se preciso, direcionam essas crianças para atendimento especializado. “A gente trabalha nessa perspectiva. Na verdade, chamar um pouco mais a atenção para essa temática tão importante não só para as nossas crianças, mas para as gestantes porque desde o pré-natal essa orientação é ofertada pelo município”, concluiu Priscila Fialho.

Ascom |PMWG


Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page