Wenceslau Guimarães realiza Escuta Pública para implantação do Sistema Municipal de Cultura
O evento contou também com a participação de representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais e representantes de diversos e variados seguimentos culturais, e demais linguagens artísticas de Wenceslau Guimarães.
A Prefeitura de Wenceslau Guimarães, através da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura, realizou nesta sexta-feira (17), uma Escuta Pública objetivando a implantação do Sistema Municipal de Cultura. O município que tem avançado bastante nos diálogos para garantir os direitos culturais de seus artistas e fazedores de cultura, também segue com um trabalho intenso de organização de toda parte documental e jurídica do setor, visando inclusive o recebimento de repasses de cunho estadual e federal.
Para isso, um dos passos essenciais foi a aprovação da Lei do Sistema Municipal de Cultura, nesta sexta-feira, no encontro que aconteceu na Câmara de Vereadores. Uma Escuta Pública, com formação sobre a importância do Conselho Municipal de Políticas Municipais, foi bastante produtiva. Do encontro também saíram encaminhamentos para os próximos passos para elaboração de edital sobre a eleição do conselho.
No turno da tarde foi realizada a Escuta para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As escutas contaram com a mediação da Representante Territorial de Cultura do Baixo Sul, Jhessy Coutinho, a qual representa o Governo do Estado, através da Secult/BA e DTC – Diretoria de Territorialização da Cultura.
O evento contou também com a participação de representantes de diversos e variados seguimentos culturais, e demais linguagens artísticas de Wenceslau Guimarães. "A Escuta Pública é uma etapa essencial, pois visa assegurar a participação da sociedade nas tomadas de decisões, a exemplo da elaboração do PAAR, para que os artistas e fazedores de cultura tenham acesso aos recursos e garantam seus direitos culturais de forma democrática", explicou a RTC Jhessy Coutinho.
"Finalizando essa etapa, a Diretoria de Cultura irá inserir o PAAR na plataforma TRANSFEREGOV, e em seguida irá elaborar e lançar editais. Além de ministrar oficinas de elaboração de projetos, a fim de preparar agentes, produtores e instituições culturais para escreverem suas propostas", explicaram as diretoras municipais Luana Carvalho e Lilian Lima.
Ascom PMWG/Secult Bahia
Foto: Gabriel Lisboa
Comments