top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

W.GUIMARÃES: Novos Conselheiros e Conselheiras tutelares eleitos passam por capacitação


“Muitos conselheiros estão entrando agora, já outros também precisam passar por essa fase, e aqui estamos, promovendo essa capacitação para que eles possam iniciar os seus trabalhos”, salientou Marivaldo Sales, secretário municipal da Assistência e Promoção Social.


Os cinco novos conselheiros e conselheiras tutelares de Wenceslau Guimarães, participaram de uma capacitação, promovida pela Secretaria Municipal da Assistência e Promoção Social, CMDCA, em parceria com o IDC - Instituto Direito e Cidadania.

Durante dois dias, os novos conselheiros e conselheiras, aprenderam sobre a história e a evolução dos direitos da criança e do adolescente. Como esses indivíduos eram tratados antes da regulamentação do estatuto? O que compreende a estrutura e os princípios que regem a proteção integral? Por que as crianças e os adolescentes devem ser prioridade?


Todos esses questionamentos foram colocados em roda de debates para que os novos profissionais eleitos, e que vão trabalhar a partir de janeiro do ano que vem, compreendam a real função do Conselho Tutelar e até onde eles podem atuar no caso de uma violação de direitos.


Para o Instituto Direito e Cidadania, "esse momento é imprescindível para uma atuação eficaz do Conselho Tutelar, com atuação consciente da sua competência técnica e da importância do trabalho em rede para o alcance da proteção integral. Com isso, há uma evolução na garantia dos direitos dentro do próprio município e a gente fica muito feliz em estar contribuindo com esse debate”, disse Maria Celeste, Diretora Executiva do IDC.

Novos Conselheiros e Conselheiras eleitos


O secretário municipal da Assistência e Promoção Social, Marivaldo Sales, ressaltou a importância das capacitações a fim de qualificar o trabalho dos conselheiros. “Essa capacitação precisa existir porque tem muitos conselheiros que estão entrando agora, já outros também precisam passar por essa fase, e aqui estamos, enquanto prefeitura, em parceria com o IDC, promovendo essa capacitação para que eles possam iniciar os seus trabalhos no dia primeiro de janeiro de 2024”, salientou Marivaldo.


Para a nova conselheira tutelar Josemeire Silva de Jesus, foram dois dias de muito aprendizado. “Uma capacitação assim é excelente e de suma importância, pois tiramos várias dúvidas e encontramos, assim, um norte. Nós, que estamos chegando agora, encontramos um ambiente muito acolhedor para os nossos estudos. Foram dias riquíssimos, uma capacitação realmente de excelência”, disse Josemeire.



Fonte: Ascom | Fotos: Marcelo Dutra

Commentaires


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page