top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

W.Guimarães: Curso de bananicultura ensina técnicas de cultivo de Banana da Terra para agricultores


“São agricultores que lidam com o cultivo da banana, mas que agora estão aprendendo novas técnicas de manejo e produção. Eles vão aprender para replicar em suas plantações e esse local aqui ficará como uma UTR - Unidade Técnica de Resultado, uma área onde todos vão ter acesso”, explicou, Mazinho, secretário municipal da Agricultura.


Diversificação e investimento em formação têm levado aprendizado e novas tecnologias para o homem do campo, em Wenceslau Guimarães. Agricultores rurais estão participando de mais um curso promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SENAR e a Associação Mão Amiga, que atua nos municípios de Cravolândia e Ubaíra.


Trata-se do Curso de Bananicultura para 15 novos agricultores rurais familiares, na região da Patioba, zona rural do município.


O secretário da pasta, Eliosmar Fontes, Mazinho, disse que a ideia é fazer com o agricultor aprenda as técnicas corretas do cultivo da banana, desde o plantio até a colheita, passando pela preparação do solo, das mudas, balizamento, abertura de berços para a produção de banana da terra (tipo Maranhão), carro chefe em exportação no município de Wenceslau Guimarães.

“Nessa turma tem alunos das regiões da Patioba, Pedra do Sino e 3 Braços. São agricultores que lidam com o cultivo da banana, mas que agora estão aprendendo novas técnicas de manejo e produção. Eles vão aprender aqui para replicar em suas plantações e esse local aqui ficará como uma UTR - Unidade Técnica de Resultado, uma área onde todos vão ter acesso”, explicou, Mazinho. Ainda segundo secretário, um terceiro curso já está agendado para os agricultores da região do Cocão.


O técnico e instrutor, Robson Miranda, explicou que o curso faz parte da UFPR – Unidade de Formação Profissional Rural, do SENAR, que mantido parceria com a prefeitura que visa capacitar os agricultores no manejo e no cultivo da banana tipo Terra, a fim de se melhorar a diversificação do cultivo e proporcionar equilíbrio econômico nas propriedades rurais das comunidades.


O agricultor Eliaque Dias dos Santos, da região da Patioba, disse que os cursos promovidos pela secretaria da Agricultura têm proporcionado conhecimento e apoio ao agricultor. “Nós, agricultores do campo, precisamos desse apoio e por isso a gente agradece porque nós temos a oportunidade de aprender muito com esses cursos”, afirmou.


O curso faz parte do Programa de Qualificação de Mão de Obra no Campo, executado pelo município.




Fonte: Ascom PMWG | Fotos: Marcelo Dutra

Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page