Vila Saudável, de Ituberá, anuncia para 2022 o início das atividades da Escola da Vila


Formato inovador será desenvolvido para crianças no contra turno da escola formal visando expandir conhecimentos e habilidades com acompanhamento pedagógico.


Como parte de sua reestruturação e incrementação de serviços oferecidos, a Vila Saudável, de Ituberá, no Baixo Sul, apresentou seu mais novo produto na área educacional: a Escola da Vila.


Na contramão da crise pandêmica, a Vila inovou, se desenvolveu e passou a oferecer serviços e atividades inéditas para seus usuários, e nesse sentido, além de bem-estar, a educação também tem destaque em seu leque se atividades.


O Portal Baixo Sul conversou com Adelaide Ribeiro, Diretora Executiva, que falou da proposta da Vila, em desenvolver nas crianças hábitos saudáveis, também na educação.

Leia íntegra da entrevista:


Adelaide, o que é a Escola da Vila?

É um espaço socioeducativo que visa trabalhar em cima de quatro pilares: educação, arte, esporte e lazer visando expandir conhecimentos e habilidades, despertar autonomia e o senso crítico objetivando fortalecer vínculos da criança com a escola, família e comunidade.


É uma versão moderna da tradicional banca de reforço escolar?

A grosso modo sim. É um espaço que acontecerá no contraturno da escola formal, onde as crianças vão passar em média 3 horas e meia e farão suas tarefas escolares, no entanto essa é a única semelhança.


Qual a diferença de uma para a outra?

Na banca geralmente as crianças ficam em um espaço único fazendo a tarefa escolar e pronto. Na escola da Vila teremos um segundo momento onde as crianças estarão juntas para desenvolver atividades que as conduzam para uma construção coletiva do conhecimento a partir de temas de interesses e ou aptidão.

Quantas Turmas e quais as idades?

A nossa proposta inicial é para atender crianças da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. Ou seja crianças na faixa etária de 3 a 10 /11 anos. Que em alguns momentos elas estarão separadas por idade e em outros elas vão estar juntas .


Quais as atividades serão desenvolvidas?

Teremos acompanhamento pedagógico; artes obedecendo as diversas linguagens: artes visuais, música, dança, teatro, literatura); atividade física através de jogos e recreação dirigida; lazer.


O que os alunos terão à disposição?

As ilhas pedagógicas: espaços contendo mesas, cadeiras, pufs condizentes com a faixa etária; espaço destinado a artes plásticas contendo mesinhas, cavaletes tintas e demais objetos para desenvolver sua criatividade; sala para literatura, artes cênicas, dança, música e vídeo; área verde e o jardim que vão ganhar um porquinho e campinho.


Quantas vezes na semana as aulas?

Segunda a sexta, pela manhã, das 7h30 às 11h e pela tarde, das 13h30 às 17h.

Fale sobre os profissionais que vão atuar na Escola da Vila?

São profissionais das áreas de pedagogia, artes, educação física que passarão por um processo seletivo em novembro. Além disso haverá uma formação inicial nos meses de dezembro e janeiro e depois continuaremos com a educação continuada ao longo do ano.


Quando começam as aulas?

Começarão no mesmo período da escola formal.


Qual o período de matrículas?

As matriculas acontecerão a partir do dia 16 de novembro



Por Marcelo Dutra | Fotos: Assessoria Vila Saudável.

BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png
001.jpg
213273523_209526754388278_45482012108582523_n.jpg
67484017_2357855327663661_331651640815779840_n.jpg
Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social