top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇA: Tribuna Livre aborda Mês dos Idosos e a importância da Casa de Francisco de Assis


Foto: Assessoria da CFA


Uma Tribuna Livre sobre o Dia do Idoso aconteceu nesta terça-feira (24), durante o Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Valença, com a participação de representantes do Grupo de Ação Comunitária de Valença (GACV) e diretoria da Casa de Francisco de Assis (CFA - conhecida popularmente como Lar dos Idosos).


Na pauta da Tribuna: A importância do Grupo de Ação Comunitária para Valença; a busca por soluções para manter a CFA em funcionamento; a ausência de repasses do município para a manutenção da folha; a falta de atenção, por parte do poder público, para o mês do idoso; a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) e grupo Conviver.


"Precisamos mudar a realidade, pois atualmente vivemos 'passando a cuia', o que não deveria acontecer por ser um grupo de bastante relevância para o município, que cuida de vidas. Isso merece uma atenção especial", ressaltaram as representantes da CFA. Na oportunidade, artigos do Estatuto da Pessoa Idosa foram lidos, esclarecendo direitos dos idosos e deveres da sociedade. Também explanado o quantitativo de idosos atendidos pela Casa, o quantitativo de funcionários e a preocupação com o pagamento do Piso Salarial, para garantir o cumprimento da Lei.

A burocratização para liberação do repasse do município para a CFA também foi bastante questionada. De acordo com relatórios da instituição, a prefeitura tem acumulado três a quatro meses com pagamentos atrasados. "Vale salientar que não existem pendências de nenhuma natureza que impossibilite o recebimento de verbas. Tudo que se refere a CFA encontra-se dentro do que a Lei determina, inclusive com contas aprovadas pelo Conselho Fiscal", pontuaram.


Ao final da Tribuna e das colocações dos vereadores, ficou deliberado que ainda nesta semana será realizado um encontro com a servidora da prefeitura municipal, responsável pelos repasses. O objetivo é que, com a interlocução dos vereadores, a questão dos repasses seja resolvida, e outras pendências solucionadas. Os Edis se colocaram solícitos à causa, e deixaram bem claro que a Casa Legislativa está à disposição diante de necessidades de qualquer natureza.

Registro durante uma ação beneficente dia 01 de abril deste ano - foto: Vanessa Andrade.


Saiba mais sobre a CFA

O Grupo de Ação Comunitária de Valença (GACV), fundado em 1975, com a força e coragem da Sra. Clarice Serafim Sena Gomes, tem uma história da qual toda a comunidade valenciana faz parte. A missão de cuidar de idosos em condição de vulnerabilidade teve início em 1981, sob o título de Lar dos Velhinhos, sendo posteriormente ressignificado como Lar dos Idosos, e atualmente Casa de Francisco de Assis.


Ao longo desta vivência, muitas foram as lutas e dificuldades enfrentadas para manter o projeto. Nos últimos meses, a diretoria tem convocado um maior apoio e participação da sociedade junto à CFA. Uma Carta Aberta foi divulgada no mês de setembro, assinada pela atual diretoria, que tem a seguinte composição: diretora-presidente Maria do Amparo Ferrari, diretora-financeira Twidja Coutinho e diretora-secretária Maria Ermita Almeida. Reuniões abertas tem acontecido, uma delas no dia 10 de outubro, no auditório da Casa do Empresário, reunindo representantes do comércio, Loja Maçônica de Valença, Coletivo Quintas Feministas, secretaria municipal da Educação e da imprensa.

Registros da reunião do dia 10 de outubro, no auditório da Casa do Empresário - fotos: Vanessa Andrade.

"Muitas pessoas são testemunhas das nossas lutas e agradecemos em nome de todos os beneficiados, mas os obstáculos não acabam. A providência divina são as pessoas comprometidas que nos permitem prosseguir", desabafaram. "Convidamos todos a entrar nesta história de caridade conosco, tornando-se um associado regulamentado, conforme rege o Estatuto da instituição. E, salientamos que não basta a colaboração financeira. Buscamos, fundamentalmente, a participação em assembleia, acompanhamento das atividades desenvolvidas e proatividade. A CFA precisa de novas ideias, pessoas com 'fôlego' para tocar o barco", conclamou a diretoria da Casa.

Registro da reunião do dia 10 de outubro, no auditório da Casa do Empresário - fotos: Vanessa Andrade.


De acordo com o Estatuto da CFA, até o final de novembro deste ano, nova eleição para diretoria precisa acontecer. A expectativa é que novos associados abracem a nobre causa, e que os poderes Legislativo e Executivo, este último nas três esferas (municipal. estadual e federal), compreendam que a vida de toda pessoa idosa importa. Cada cidadão merece que seus direitos sejam respeitados, respaldados pela Constituição Federal e Estatuto da Pessoa Idosa.


"O apoio governamental precisa ser revisado, pois muitas instituições até privadas necessitam de sustentação do governo. Aqui em Valença, por exemplo, a CFA é a única que exerce essa nobre tarefa de acolher e cuidar de idosos em condições de vulnerabilidade. Acompanhamos de perto essa realidade, e seguiremos juntos na defesa de uma sociedade que valorize e proteja todos os seus membros", concluíram.


Fazer o bem faz bem!

Evento em celebração ao Dia do Idoso - foto: Assessoria da CFA.

Evento em celebração ao Dia do Idoso - foto: Assessoria da CFA.



Por Vanessa Andrade - Redação


Kommentare


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page