top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇA: Incêndio destrói altar da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, patrimônio de 1759


Devido ao incidente, a missa que seria realizada às 7h na Casa Paroquial foi transferida para a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.


A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus teve uma de suas capelas destruída pelo fogo. O altar da Capela de Nossa Senhora das Dores (origem barroca) e do Senhor Morto (origem barroca) foi tomada por um incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (19). O Corpo de Bombeiros foi acionado e as chamas controladas.


Segundo áudios e imagens que circulam nas redes sociais, o fogo teve início na porta lateral da Igreja, dando acesso ao interior da mesma e levando a crer que foi criminoso. A Polícia também foi acionada. O local passará por perícia para identificar a causa do incêndio.Devido ao incidente, a missa que seria realizada às 7h na Casa Paroquial foi transferida para a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.


A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi construída em 1759 e inaugurada em 1801. O templo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac-BA) em 2001 e está interditado há mais de quatro anos devido a danos estruturais no telhado. Em maio deste ano, a comunidade católica de Valença fez manifestação para sensibilizar o poder público e a sociedade sobre a situação precária do templo.


Nota Secult Bahia

Em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), a nossa redação teve acesso a uma nota pública, onde a mesma informa que "assim que tomou conhecimento na manhã deste domingo (19) sobre o incêndio na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, localizada no Centro do município de Valença, prontamente entrou em contato com os secretários de Cultura e Turismo do município, Gugui Martinez e Klayton Argolo, respectivamente, e com o Padre Marcos Reis para prestar solidariedade e se colocar à disposição para contribuir com a proteção e salvaguarda do espaço sagrado". A SecultBa informou também que segue em contato com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica acompanhando toda investigação e perícia sobre a ocorrência.


Segue a nota:

"Desde 2001, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus é tombada provisoriamente pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia, e é de relevante interesse artístico arquitetônico e urbanístico para o estado. Em 2022, o IPAC entregou à administração da Igreja projetos de recuperação estrutural da cobertura da Igreja no valor de 100 mil reais. A Igreja foi construída em 1759 e inaugurada em 1801.


Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi debelado com sucesso, sem a necessidade de reforços de pessoal ou equipamentos e não houve vítimas desta ocorrência. Dentre a principal área e itens atingidos, encontra-se o Altar de Nossa Senhora, onde constava a Imagem de Nossa Senhora das Dores (origem barroca) e a Cruz com Cristo (origem barroca). No local, foi recuperado um terço de Nossa Senhora das Dores.


A Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBa), por meio do IPAC, já está trabalhando para firmar um convênio emergencial para realização de um reparo urgente nas áreas atingidas e reitera seu compromisso com a preservação e a salvaguarda do patrimônio artístico, histórico e cultural da Bahia".



Fontes: Redação Bahia/Ascom SecultBa

Edição: Vanessa Andrade

Fotos: Redes Sociais

Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page