BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇA - Filarmônica 24 de Outubro recebe Moção de Aplausos do Conselho Estadual de Cultura


O Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC BA) aprovou por unanimidade, uma Moção de Aplausos e Congratulações pelos 90 anos da Filarmônica 24 de Outubro e 86 anos do escritor, cineasta e militante cultural, residente em Valença, Araken Vaz Galvão. As moções foram propostas pelo valenciano e vice-presidente da instituição, Adriano Pereira.

“Em nome da nossa diretoria, alunos, músicos e familiares agradecemos ao Conselho Estadual e ficamos felizes com o carinho e reconhecimento do nosso trabalho. Este ano completamos 90 anos de fundação no dia 25 de março. É um ano de festa! Vamos fazer uma programação especial que será divulgada amplamente nas nossas redes oficiais e imprensa local”, comemorou o músico e presidente da entidade, Nilson Borges. “Ao longo desses anos, já passamos por muitos momentos de alegria e também sérias dificuldades. Mas, graças à Deus e a dedicação de todos, temos conseguido progredir”, avaliou.


Atualmente, a instituição oferece 60 novas vagas para alunos, mediante um projeto contemplado junto ao CMDCA. “O projeto teve início neste mês de maio com as inscrições e início das aulas, e vai até o mês de abril de 2023. Vamos beneficiar crianças e adolescentes de classes menos privilegiadas, em situação de risco. Vamos proporcionar acompanhamento com profissionais diversos para que estes alunos sejam tanto educados, quanto profissionalizados em relação a música. Com partituras, de forma profissional, para que depois possam seguir carreira na área civil ou militar. Eles também poderão permanecer na Filarmônica após o período do projeto, caso desejem”, explicou Borges.

Músico e presidente da entidade, Nilson Borges.


Curiosidade

Segundo relatos, a Sociedade Filarmônica 24 de Outubro tem este nome em homenagem a Filarmônica da Companhia Valença Industrial, que foi extinta nessa data no ano de 1931. Os músicos da época, inconformados, conseguiram fundar no mês de março seguinte, uma nova filarmônica, que recebeu como nome a data de extinção da anterior.



Por Vanessa Andrade - V1 Comunicação

Fotos: Arquivos Filarmônica / CEC BA

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social