top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇA - Dia da Consciência Negra é celebrado com a XV Caminhada Cultural


"Respeito não tem cor, tem consciência".


Dar voz, espaço, reconhecimento ao povo preto, entender a importância de um povo guerreiro para a cultura e construção histórica é mais que um dever. Neste domingo (20) foi comemorado o Dia da Consciência Negra, da luta dos líderes que defenderam seu povo no passado, lutando pela liberdade e dignidade.


O termo Consciência Negra é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que o negro não é inferior, tem seu valor e seu lugar na sociedade. Os movimentos sociais que lutam contra o racismo e pela igualdade racial no Brasil tiveram início por volta de 1970.


A Prefeitura de Valença, através da secretaria de Cultura deu total apoio a XV Caminhada Cultural com o tema: “Respeito não tem cor, tem consciência “, realizada por entidades voltadas para o combate ao racismo, Grupo Filhos da Terra e demais grupos culturais, que percorreu as ruas de Valença mostrando as manifestações culturais que incluem dança, música, fé e roupagem afro, que representam a cultura afro-brasileira no país.





Ascom PMValença


Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page