top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇA: Câmara de Vereadores oficializa os símbolos municipais: Bandeira, Hino e Brasão


A Câmara de Vereadores de Valença aprovou, nesta terça-feira (20), em segunda e última votação, o projeto de Lei nº 40/2023, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos do município de Valença e dá outras providências. De autoria dos vereadores Bertolino Júnior e Ryan Costa.


De acordo com o Projeto ficam oficializados os Símbolos Municipais - Brasão, Bandeira e Hino - na forma da Lei Municipal nº 990, de 24 de dezembro de 1976, e do Decreto Municipal nº 4.013, de 1º de outubro de 1984, obedecendo as normas heráldicas, cujo padrão seguirá as diretrizes originais. Além disso, o Projeto orienta sobre novas confecções, reproduções, uso e preservação dos três símbolos no município.


A Lei aprovada pelos vereadores ressalta as identidades dos autores dos símbolos municipais, tais como: Bandeira - Kimiko Sakaki Sousa; Hino Municipal - Macária Andrade e maestro Barrinha. "O valenciano conhece a história de cada um desses símbolos municipais, porém não existia uma lei de regulamentação do uso, preservação e divulgação dos mesmos no município. O que é muito importante!", comentou a comunicadora e militante cultural, Irene Dores.

A professora de artes, Kimiko Sakaki Sousa, sempre muito criativa, também criou as bandeiras do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins e da Casa da Amizade de Valença. Macária Andrade, uma professora e poetisa reconhecida, autora da letra do Hino, com melodia do saudoso maestro Barrinha.


"Reforçamos a importância de validar o trabalho destes autores na busca da representação fiel da nossa identidade municipal que muito nos orgulha. Todos eles, artistas reconhecidos e de grande relevância para Valença e região. A partir de agora o município terá os seus símbolos registrados e oficializados, e deverão ser utilizados de forma padronizada. Além de valorizados e divulgados. Inclusive, sugerimos a confecção de um panfleto com a lei, foto e biografia dos autores, e a história de nossos símbolos municipais, para distribuição na cidade. Principalmente, nas escolas do município", afirmou o vereador Bertolino Jr.


O Projeto destaca ainda que os direitos autorais sobre a letra e a música do Hino de Valença ficam reservados ao município de Valença por tempo indeterminado. A gravação original poderá ser objeto de cópia desde que sejam divulgados os nomes dos autores da letra e da melodia da música, não podendo, no entanto, ser utilizada como plágio.



Por Vanessa Andrade - Redação

Com informações e fotos do Blog Opinião/Irene Dores

Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page