BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇA - Base da Cipe Cacaueira chega para reforçar o combate ao crime organizado no Baixo Sul


Estrutura da unidade especializada da Polícia Militar foi inaugurada, na manhã desta quinta (1).


Para reforçar o combate ao crime organizado no Baixo Sul da Bahia, a Polícia Militar inaugurou na manhã desta quinta-feira (1), uma Base Avançada da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, na cidade de Valença.


A nova unidade da PM, implantada com apoio da Prefeitura de Valença, fica localizada na rua Oldack Nascimento, nº 64, bairro da Graça. A estrutura conta com alojamentos, banheiros, escritório, recepção, sala de estar e garagem para as viaturas.


"Agradecemos ao apoio do município. Temos a certeza de que a Base Avançada da Cipe Cacaueira dará todo suporte aos baianos e turistas que moram e visitam essa região", destacou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

"Sem dúvidas, para os valencianos é um aporte de segurança proporcionado pelo Governo do Estado, dentro de uma política institucional, onde nosso governador determina que a gente interiorize esse tipo de policiamento, para que chegue nas diversas comunidades. E isso tem sido feito. Inauguramos algumas bases, agora Valença contemplada, além de municípios vizinhos. Uma tropa altamente especializada e com um poder reativo maior para fazer frente a ações criminosas. Além do policiamento convencional já existente, essas novas guarnições estarão periodicamente na região, objetivando proporcionar maior segurança para toda população da região", explicou o comandante geral da PM, Coronel Paulo Coutinho.


O comandante da CIPE Cacaueira, Major PM Rodrigo, destacou o trabalho da Companhia: "Esse equipamento que também tem um grande investimento da Prefeitura de Valença, vai gerar um ganho substancial para o Baixo Sul como um todo. Já tínhamos uma base avançada em Ituberá, com esta agora que fica no extremo da nossa área de responsabilidade, conseguiremos cobrir todos os municípios da região. A sua instalação também tem um cunho estratégico, com acessos fluvial, marítimo e terrestre. E, a afinidade com a 33a CIPM só vai aumentar, uma vez que já mantemos uma excelente relação com o comandante. A tropa valenciana ganha também em oportunidades de capacitações e treinamentos. E, a população pode ficar tranquila, pois trabalharemos com muito empenho para que o crime não prospere".

Fabrício Lemos, presidente da Câmara de Vereadores de Valença, também falou da importância desses investimentos por parte do Governo do Estado: "O governo estadual investindo no nosso município. Cumprindo com a sua função. Valença é muito extensa, zonas rural e urbana precisam de mais atenção. E, essas iniciativas são muito positivas neste sentido. Parabéns por esta intervenção na nossa cidade".


Além de Valença, a Base da Cipe Cacaueira atuará também nas cidades de Cairu, Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Taperoá e Wenceslau Guimarães. "Valença e região ganham com essas inaugurações. A gente preza pela integridade dos nossos munícipes e não poderia deixar de estar aqui prestigiando um momento tão importante. Estamos agradecidos pelo comprometimento do governador Rui Costa com a nossa população", afirmou Kitty Guimarães, prefeita de Taperoá.

Repressão qualificada

Ações contra tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos a banco são as principais atribuições das Cipes, em toda a Bahia. Com efetivo treinado e armamento diferenciado, os militares darão apoio às demandas da 33a CIPM (Valença) e também em ocorrências envolvendo outras forças de segurança.


"Esta Base é mais uma unidade para promover repressão qualificada. Continuaremos ampliando as apreensões de drogas e armas, além de reduzir, ainda mais, os roubos a banco na Bahia", destacou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.





Edição/fotos: Vanessa Andrade - Redação

Com informações da Ascom SSP BA

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social