top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

VALENÇA: 1a Mostra de Filmes de Capoeira é realizada através da Lei Paulo Gustavo


Nos dias 15 e 16 de março, às 19h, o Cine Vitória, localizado na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, n°40, em Valença, será palco de um marco no cenário audiovisual brasileiro: a estreia gratuita da 1ª Mostra de Filmes de Capoeira, um projeto inovador contemplado pela Lei Paulo Gustavo. Promovida pela Associação Eco Educativa e Cultural Kilombo Tenondé, esta iniciativa visa valorizar e difundir a rica herança cultural da capoeira através do cinema.


Durante a sessão de três horas, o público terá a oportunidade de assistir a primeira exibição na Bahia do filme "CAPOEIRA VEIO DA ÁFRICA: africano quem botô", episódio 1 do seriado "CONEXÃO BRASIL SENEGAL: a cultura em nós", dirigido pela cineasta e pesquisadora mineira Carem Abreu e pelo cineasta senegalês Mamadou Diop. Além disso, será apresentado o filme "PAZ NO MUNDO CAMARÁ", também de Carem Abreu, e o trailer de "JOGO DE CORPO", dirigido pelo valenciano e pesquisador Mestre Cobra Mansa (Kilombo Tenondê), em colaboração com os pesquisadores Matthias Assunção e Richard Pakleppa.


Após as exibições, haverá uma roda de conversa com os diretores e capoeiristas Mestre Cobra Mansa e Carem Abreu, explorando o tema Educação e Ancestralidade. Os diretores compartilharão detalhes e curiosidades sobre suas pesquisas sobre a capoeira angola, que resultaram em filmes gravados tanto no Brasil quanto em território africano.


Este evento é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Valença, por meio da secretaria de Cultura, com recursos da Lei Federal Complementar Paulo Gustavo n.º 195, de 08 de julho de 2022, através do Edital Mãe Mira.





Ascom PMValença

Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page