TSE: Jerônimo é eleito Governador ao vencer ACM Neto e manter hegemonia do PT na Bahia
O ex-secretário da Educação foi o escolhido de Rui Costa para seguir com o trabalho iniciado na gestão do então governador Jacques Wagner, que à época tirou o carlismo do poder.
O ex-secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), foi eleito neste domingo (30), como novo governador do Estado ao vencer o principal nome da oposição, ACM Neto. Jerônimo foi o candidato escolhido pelo atual governador Rui Costa, contrariando as expectativas inclusive do próprio partido PT que tinha em vistas, a princípio, candidaturas como do senador reeleito Otto Alencar e do senador e ex-governador Jaques Wagner.
Jerônimo Rodrigues, ao se sagrar o novo governador do Estado, consegue um novo feito na Bahia em manter a hegemonia do PT para mais quatro anos na gestão e ainda não permitir a volta de um candidato ligado ao carlismo, no caso o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, maior nome da oposição na Bahia, mas que não conseguiu superar a influência e os bons números de aprovação do governador Rui Costa.
O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), agradeceu o apoio do atual governador Rui Costa (PT), dos senadores Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD), e Angelo Coronel (PSD), além do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em sua vitória no pleito deste domingo (30).
"Como líder político, nós acreditamos que o Lula vai devolver essa gratidão em forma de trabalho", ressalta petista.
O petista também comentou a eleição de Lula para o Palácio do Planalto. “Além da democracia, a vitória de Lula traz para cada brasileiro e brasileira a esperança de ter comida na mesa, cultura. Como líder político, nós acreditamos que o Lula vai devolver essa gratidão em forma de trabalho”, disse em coletiva.
Jerônimo ressaltou que já pediu uma audiência com o governador Rui Costa para começar a discutir a transição do governo. “Já pedi ao governador (Rui Costa) uma audiência para esta segunda, para começar a desenhar o processo de transição”, afirmou. “Vamos participar, também, das reuniões de transição para o governo Lula, para promover um mutirão pela Bahia e pelo Brasil.”
Presente ao evento, o governador Rui Costa disse “ter certeza” que Jerônimo “fará um excepcional governo” a partir de 1º de janeiro e fez questão de ressaltar a importância da Bahia para a eleição de Lula.
Fontes: Portal Baixo Sul e Bahia.BA
Fotos: Assessoria
Comments