BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Taperoá: Cooperativa produtora de guaraná e cravo orgânico é destaque em programa da TVE


Na comunidade de Rio Negro, em Taperoá, a Cooperativa Agrícola Mista do projeto Onça, produz cravo “in natura” e exporta guaraná com certificação orgânica.


Neste sábado (08/01), o Rural Produtivo visita uma cooperativa produtora de guaraná e cravo orgânico em Taperoá. O programa mostra novidades implantadas na pesca artesanal da aldeia indígena Barra Velha em Porto Seguro.


Destaca também, uma plantação hidropônica de legumes e verduras em Nova Viçosa. Ainda tem a receita de salada morna com cacau d'água e cogumelos. A exibição será às 14h, com horário alternativo na segunda-feira, às 6h30, e na quinta-feira, às 20h.


Na comunidade de Rio Negro, em Taperoá, a Cooperativa Agrícola Mista do projeto Onça, produz cravo “in natura” e exporta guaraná com certificação orgânica. O sócio fundador, Seu Damião, conta como a agricultura orgânica chegou à comunidade, e seus benefícios junto ao projeto. A cooperativa recebeu investimentos para requalificação da fábrica, novos equipamentos e assistência técnica especializada, aumentando a produtividade, o nível de exportação e a geração de empregos e renda.


Na aldeia Barra Velha, em Porto Seguro, o programa mostra o crescimento da pesca artesanal entre os indígenas, cultura herdada dos seus ancestrais. A comunidade recebeu um automóvel, barcos e kits de pesca que fortaleceram a economia nas aldeias, aumentando a fonte de renda, e melhorando a qualidade de vida e sustento entre as famílias.


A equipe do Rural produtivo foi conhecer uma plantação hidropônica, no município Nova Viçosa. A agricultora Dona Valdete, conta como surgiu essa ideia e exalta o apoio da família nesse investimento, que gera renda para dezenas de famílias. O sítio recebe diversos pedidos da região e comercializa legumes e verduras sem o uso de agrotóxicos.


Ainda nesta edição, o chef de cozinha Luiz Zaga do assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga, ensina a receita de uma salada morna com cogumelos e cacau d'água. E para finalizar, o depoimento musical do rapper Jef Rodrigues.


O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e será exibido também em horários alternativos às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.


SERVIÇO:


Programa ‘Rural Produtivo’


Sábado (8), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h.


Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline



Fonte: Secom | Govba

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social