Santa Casa entrega nova Emergência à população de Valença e região




População baixossulense ganha nova Emergência da Santa Casa de Valença, completamente reformada e reestruturada com foco na humanização


A Santa Casa de Misericórdia de Valença inaugurou seu novo Pronto Socorro para atendimento de emergências. O espaço foi totalmente reformado para proporcionar mais conforto a pacientes e profissionais do hospital, valorizando o atendimento mais humanizado. A obra, que durou três meses, custou R$ 200 mil. A cerimônia de inauguração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais. No local, o provedor Marcelo Cabral, o vice provedor Dr. Ronald Fonseca, o tesoureiro Guido Magalhães e o diretor da instituição, Dr. Ricardo Fonseca, receberam autoridades para partilhar do momento histórico.

Estiveram presentes, o prefeito de Valença, Jairo Baptista; o vice-prefeito Joailton Manoel; a subsecretária de Saúde de Cairu Jeanine Fonseca, representando o prefeito Hildécio Meireles; o presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Fabrício Lemos; o vereador de Valença, Ryan Costa, representando o deputado federal Raimundo Costa.


O provedor Marcelo Cabral expressou seu contentamento com a Santa Casa começar 2021 com o ‘pé direito’. “É com muita alegria que nós estamos hoje inaugurando a Emergência do hospital, é um marco muito importante em 2021. Quero destacar que só foi possível isso acontecer hoje, graças ao empenho dos nossos funcionários, de toda equipe que aqui trabalhou, em plena pandemia. Estávamos, de fato, precisando entregar esse Pronto Socorro à população com uma melhor infraestrutura e um melhor atendimento. A nossa Emergência agora está mais humanizada, proporcionando a quem procura a Santa Casa, melhores condições de serem atendidas e aos nossos profissionais de saúde, melhores condições de trabalho”, destacou.

Marcelo Cabral, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Valença


Os avanços da Santa Casa não pararam por aqui, informou Marcelo, ao anunciar novas ações. “O secretário de Saúde do Estado nos garantiu que em Março, a Santa Casa estará credenciada para realizar cirurgias ortopédicas, o que também é um marco muito importante”, informou.


As recentes melhorias nos serviços da Santa Casa, que atualmente atende toda a região do Baixo Sul, tiveram seu pontapé inicial em 2020, com a implantação dos leitos de UTI Covid, que devem se transformar em UTI Geral após a pandemia, implantação da hemodiálise, e recebimento de verbas do Governo Federal, em apoio às Santas Casas e emendas parlamentares. “São avanços importantes que a Santa Casa tem conquistado em pouco tempo, isso é fruto de uma excelente gestão, que modesta parte, passou a acontecer nos últimos dez anos. Isso é fruto da confiança do poder público na gestão da Santa Casa, e com isso Valença e o Baixo Sul só tem a ganhar”, ressaltou o provedor.

Dr. Ronald Fonseca Filho, vice-provedor da Santa Casa de Valença


Ronald Fonseca, vice provedor da instituição reconheceu os esforços da atual gestão em buscar melhorias. “Marcelo, na sua plenitude, na sua resiliência, no seu pensamento direcionado, suportou durante algum tempo grandes dificuldades e tem grandes desafios ainda a vencer. Devemos agradecer e reconhecer os recursos do governo federal, do governo do Estado e as emendas direcionadas pelo deputado Raimundo Costa. Hoje, o Pronto Socorro se renova fisicamente nas suas instalações, na sua técnica que está de alto nível e vai se reformando também no seu contexto interior, na mensagem de que o atendimento precisa ser feito tecnicamente correto, mas também de forma humanizada, o que vai contribuir para uma eficiência, uma qualificação e um atendimento ainda melhor para a nossa população”, considerou.

Dr. Ricardo Fonseca, diretor médico da Santa Casa de Valença


O diretor médico da Santa Casa, Dr. Ricardo Rosário Fonseca, comentou sobre o novo presente para o Baixo Sul. “A nossa emergência não passou por uma simples reforma, a nossa emergência passou por uma reestruturação, que visa não só a melhoria do equipamento, mas torná-lo mais humano, tornar a capacidade de atender as pessoas melhor, e melhorar também a condição de trabalho de toda a equipe, então essa reestruturação segue essa linha de melhoria e a outra linha de ação dessa reestruturação é equipar, preparar esse equipamento para entrar definitivamente na rede de urgência e emergência do SUS, do governo do Estado, prepará-la para que a gente se torne referência no primeiro atendimento em cardiologia, em neurologia, em ortopedia, tornar a unidade mais resolutiva, com a capacidade de salvar mais pessoas. Como diretor médico eu fico muito feliz em entregar para o meu time um equipamento dessa condição, que não deve nada a emergência de nenhum outro hospital que eu conheço, e como cidadão valenciano eu fico honrado em ver que a gestão da qual eu faço parte, luta diariamente para que a condição de atendimento da população melhore”, testemunhou.


As instalações do novo Pronto Socorro foram decoradas com quadros que carregam fotografias de autoria do advogado, ex provedor e atual tesoureiro da instituição, Guido Magalhães Jr, cujo pai dá nome à unidade. As imagens retratam paisagens de Valença. “Foi muita generosidade de vocês escolheres essas fotos para ambientar esse lugar. Nossos agradecimentos aos apoiadores que patrocinaram a confecção dos quadros, por serem tão sensíveis à causa da humanização”, afirmou.

Guido Magalhães Jr., ex-provedor da Santa Casa, atual tesoureiro da instituição


“Esse Pronto Socorro que está sendo inaugurado hoje tem o nome de meu pai, então me reporta muitas lembranças boas, muita energia de entusiasmo para prosseguir, para continuar ajudando essa instituição, eu fico muito feliz e emocionado”, acrescentou Guido, frisando ainda a necessidade da sociedade apoiar a instituição. “A Santa Casa vem operando milagres a 160 anos e cada vez mais ela precisa da colaboração, da sensibilidade de toda a população”, completou.

Vereador Ryan Costa, representou o deputado federal Raimundo Costa


O vereador Ryan Costa levou a saudação do deputado Raimundo Costa à Santa Casa, que encontrava-se em agenda com o governador do Estado. “Enquanto muitos não acreditavam nessa instituição, o deputado não mediu esforços para poder contribuir, e hoje o deputado da pesca dá um presente a toda a sociedade de Valença e do Baixo Sul ao colaborar com essa instituição para que hoje ela estivesse inaugurando essa belíssima obra. O deputado Raimundo Costa tem trabalhado ao máximo para trazer outros benefícios, inclusive os procedimentos ortopédicos, e não irá medir esforços para ver essa Santa Casa atendendo a todas aquelas pessoas que mais necessitam. Hoje é um dia especial e de gratidão”, destacou.

Fabrício Lemos, presidente da Câmara de Vereadores de Valença


O presidente do Legislativo valenciano, vereador Fabrício Lemos, parabenizou a gestão da Santa Casa e toda a população pelo novo equipamento de saúde. “Momento ímpar para nossa cidade e região, num momento como esse de tamanha dificuldade que passamos no cenário brasileiro voltado para saúde, Deus coloca a mão em cima de pessoas abnegadas e a gente vê esse retorno na qualidade dessa reforma. Nos colocamos à disposição para sermos parceiros e também. Não podemos parar, em meio a tantos problemas que a Santa Casa vinha enfrentando, apareceu essa luz, que mais avanços aconteçam em prol da nossa saúde”, desejou.

Jairo Baptista, prefeito de Valença


O prefeito Jairo Baptista também registrou sua felicidade com a inauguração. “Hoje estamos todos presentados com a inauguração da nova Emergência da Santa Casa de Valença. Quero parabenizar o provedor Marcelo e toda a sua equipe. Podem contar com a Prefeitura Municipal de Valença para andarmos de mãos dadas com a Santa Casa, instituição esta, que é um patrimônio de todos os valencianos e de toda a região, por isso nós temos que fortalecê-la. Estaremos sempre à disposição, as portas da prefeitura estarão sempre abertas”, enfatizou o gestor municipal.

Jeanine Fonseca, subsecretária de Saúde de Cairu


A subsecretária de Saúde de Cairu, Jeanine Fonseca, representante do prefeito Hildécio Meireles, também colocou a Prefeitura local à disposição da Santa Casa. “Cairu está sempre à disposição para ser parceria da Santa Casa, como a Santa Casa trabalha com muita parceria com o nosso município e com fé em deus virão mais melhorias para esta casa, que é o hospital de referência para Cairu, então para gente essa inauguração é um grande marco, que vai prestar uma assistência de melhor qualidade para toda a população, não só de Valença, mas de toda a região”, pontuou.


Em entrevista ao Jornal Valença Agora, o provedor Marcelo Cabral falou sobre a importância do município ter um representante a nível federal, como o deputado Raimundo Costa. “90% do paciente que a Santa Casa atende é SUS, então o hospital sobrevive de repasses de recursos dos governos federal, estadual e dos municípios, portanto é fundamental que tenhamos bons representantes a nível federal, estadual e municipal, que entendam que a população precisa desse serviço. O deputado federal Raimundo Costa foi fundamental nessa reestruturação do hospital, é algo que reconhecemos e estamos sempre falando. Tivemos anos difíceis e 2020 foi um ano excepcional porque recebemos um recurso de grande monta do deputado Raimundo Costa para custeio, isso fez com que o hospital se reestruturasse, conseguisse pagar 13º atrasado e fornecedores”, citou.


A nova Emergência da Santa Casa de Valença conta com salas vermelha (emergência), amarela (estabilização) e leitos de observação adulto, pediátrico e de isolamento, além de espaços para procedimentos, acolhimento com classificação de risco, consultório médico, farmácia e ala de medicação.

Fonte: Jornal Valença Agora

Fotos: Divulgação Santa Casa de Valença e JVA



Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com