Rui discute em Gandu demandas dos municípios consorciados ao CIAPRA BAIXO SUL


Pauta apresentou ações nas áreas da infraestrutura, turismo, saúde, desenvolvimento rural, segurança pública, dentre outras questões.


O governador da Bahia, Rui Costa, se reuniu, na tarde desta terça-feira (22/03), na sede do Senar, em Gandu, para debater ações estruturantes nas cidades consorciadas ao CIAPRA.


Dentre os pleitos que compõem a pauta da reunião, o Prefeito de Gandu e Presidente do Ciapra, Léo de Neco, falou sobre a pavimentação asfáltica de trechos urbanos da BA 001 (Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Igrapiúna), compromisso assumido pela SEINFRA; contrato com o Ciapra para manutenção com revestimento primário na BA 250, que liga Ituberá a Piraí do Norte, além da entrega de novos equipamentos ao Ciapra.

Sobre a pavimentação asfáltica da BA 250, trecho que liga os municípios de Ituberá e Piraí do Norte, foi destacada a urgência e a importância para os produtores rurais da região, como também eixo de ligação entre a BA 001 e a Rodovia BR 101, em Gandu.


A recuperação do trecho que liga os municípios de Gandu e Piraí do Norte também foi citada no encontro.


O Ciapra apresentou a importância do trecho a ser recuperado da BA 250 que liga Ituberá ao litoral (Comunidades de Pratigi, Barra de Serinhaém e Rio do Campo), passando pela comunidade Quilombola do Jatimane (Nilo Peçanha), importante obra de infraestrutura para o desenvolvimento do potencial turístico regional, incluída na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, além de apoio para recuperação de 22 km da estrada municipal de Ituberá, que liga as comunidades de Pratigi à Barra de Serinhaém.


Outras demandas:

  • Pavimentação Asfáltica da BA 120: Trecho que liga a BR 101 ao distrito do Cocão (Wenceslau Guimarães);

  • Apoio no incremento nas Máquinas e Equipamentos do Consórcio Ciapra Baixo Sul: para manutenção das estradas dos municípios consorciados;

  • Apoio para Execução do Projeto Rotas Produtivas: que visa Garantir as condições ideais de trafegabilidade das principais estradas vicinais dos municípios do território Baixo Sul (total de mais de 1.000 km nos 14 municípios), com manutenção constante via Consórcio Ciapra, assegurando o direito de ir e vir, escoamento da produção agrícola, melhor assistência à saúde e qualificação do transporte escolar;

  • Atuação junto à Coelba e ANEEL sobre o fornecimento de energia elétrica na região que vem provocando constantes quedas de energia, causando prejuízos aos municípios, principalmente os do Eixo da BA 001 (Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença.

  • Desenvolvimento Rural: apoio ao fortalecimento da cadeia produtiva do cacau no sistema SAF, no âmbito do Programa Cacau Mais;

  • Segurança Pública: Criação de Companhia Independente da Polícia Militar em Camamu, bem como ampliar atuação das especializadas (RONDESP, CAERC e Criação da Unidade Especializada da Costa do Dendê) e aumento do Efetivo da PM na região. Bem como investimento em tecnologia por vídeomonitoramento integrado (entradas e saídas das cidades), tanto no Eixo da BA 001, quanto no Eixo da BR 101.

  • Educação: Ampliação da oferta de cursos superior no Campus UNEB Valença (Gastronomia, Economia, Administração, Engenharia);

  • Saúde: Construção do Hospital Regional do Baixo Sul.






Por Portal Baixo Sul | Fonte: Ciapra | Fotos: Jonatas Soares


BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png
001.jpg
213273523_209526754388278_45482012108582523_n.jpg
67484017_2357855327663661_331651640815779840_n.jpg
Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social