top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Projeto Quilombo Legal entrega documento de regularização ambiental para comunidade Jatimane


Pelo projeto Bahia Produtiva/CAR, a Associação Quilombola de Jatimane recebeu recursos para alavancar o turismo comunitário rural.


A comunidade quilombola do Jatimane, localizada em Nilo Peçanha, território Baixo Sul, comemora a chegada do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), documento de regularização ambiental proveniente do trabalho realizado pelo projeto Quilombo Legal, executado pelas equipes técnicas contratadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em 100 comunidades remanescentes de quilombos.


No total, 144 cadastros foram entregues na comunidade, nesta semana, o que vai garantir diversos benefícios para as famílias, como proteção territorial, diagnóstico ambiental das áreas de vegetação nativa e nascentes, além de auxiliar as famílias a acessarem políticas públicas como a do crédito rural.

A presidente da Associação Comunitária do Jatimane, Eleildes Rosário, ressaltou a importância do documento. "O Cefir vai ser importante para acessarmos as políticas públicas necessárias para o nosso desenvolvimento. Hoje é dia de agradecer ao projeto Quilombo Legal pela parceria nessa luta", ressaltou Eleildes. A quilombola Jéssica do Rosário lembrou que o Cefir quilombola se junta a outras ações que vem sendo desenvolvidas pela CAR na comunidade. “É um momento ímpar para a nossa comunidade e para tantos que já lutaram pela proteção do nosso território. Fico feliz com as ações da CAR aqui, também pelas ações realizada por meio do projeto Bahia Produtiva, que fortaleceram o nosso turismo comunitário rural e a divulgação do nosso artesanato”, comentou. A ocasião foi marcada também pela visita dos membros da comitiva da Controladoria-Geral da União (CGU). Entre os presentes, estavam o diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, o diretor de Auditoria de Políticas Sociais e de Segurança Pública da CGU, Cássio Mendes, o coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Justiça, Segurança Pública e Direitos Humanos (CGSEG), Sidney Cardoso, a chefe de divisão da CGSEG, Léia Cavalcante, e o superintendente regional da CGU, Romualdo Anselmo dos Santos. O Quilombo Legal é executado por meio de uma parceria entre a CAR, a Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), ambos os órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Em sua segunda etapa, o projeto vai atender mais 170 comunidades, por meio de acordo de cooperação entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Pelo projeto Bahia Produtiva/CAR, a Associação Quilombola de Jatimane recebeu recursos para alavancar o turismo comunitário rural, com roteiros que vão desde vivências a partir do extrativismo e transformação da piaçava em biojoias e cestaria até experiências no jardim sensorial, banhos de rio e cachoeira e passeios de canoa pelos manguezais. Fonte: Ascom CAR Foto: André Frutuôso/Silvia Costa


Comentarios


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page