top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Pesquisa do MTur revela cidades baianas favoritas para o Verão 2021


Salvador, Porto Seguro, Cairu e Maraú estão entre as indicadas


Cidades com diversos atrativos, desde os turísticos, históricos e até os gastronômicos, Salvador e Porto Seguro (localizado no sul da Bahia), aparecem em uma pesquisa divulgada, no final de 2020, pelo Ministério do Turismo entre os dez destinos do país mais procurados para o período do verão de 2021. Enquanto o município fundado em 1535 aparece na nona colocação na lista, a capital baiana vem logo atrás, em décimo.


O ranking é liderado por Natal, capital do Rio de Grande do Norte, seguida por Foz do Iguaçu, no Paraná, e Fortaleza, capital do Ceará. Ainda fazem parte da lista as seguintes cidades: Rio de Janeiro; Maceió; Gramado, no interior do Rio Grande do Sul; Ipojuca, litoral sul de Pernambuco – onde está localizado o famoso destino de Porto de Galinhas; e São Paulo. Mas, mesmo distante dos primeiros lugares, a presença de Salvador e Porto Seguro mostram o quanto as cidades vivem no imaginário dos viajantes que buscam, no período de férias, destinos de praia e sol.


Em uma pesquisa divulgada em meados de dezembro pelo portal Decolar.com, Salvador e Porto Seguro estavam bem ranqueadas entre os viajantes estrangeiros que pensavam em ter a Bahia como destino. Neste rol, a capital baiana aparecia em quinto lugar e Porto Seguro vinha em oitavo. Além dessas, vale lembrar de um terceiro estudo que apontou outras localidades como preferidas daqueles que farão turismo interno no país: Morro de São Paulo, em Cairu, Guarajuba, em Camaçari e Barra Grande, na Península de Maraú, localizada no Baixo Sul da Bahia.


O levantamento feito pelo Ministério do Turismo teve como base as agências e organizações de viagens com base em clientes que procuraram por pacotes, assim como sondagens feitas junto a meios de hospedagem. O estudo apontou também que 46,4% dos viajantes em potencial procuraram informações sobre destinos de Sol e Praia. O número é bem superior ao segundo lugar das buscas, que são destinos culturais e de patrimônio histórico (13,8%). A procura por opções de turismo de natureza e ecoturismo foi registrada por 9,9% dos clientes. “Estamos vivendo o momento de retomada do turismo e seguindo as tendências mundiais, ele se dará principalmente por meio dos destinos de natureza”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado.


Por Yuri Abreu/Tribuna da Bahia / Edição: Marcelo Dutra / Foto: Vanessa Andrade

Comentarios


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page