BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Oficinas de Arte para Crianças’ voltam a acontecer no MAM neste DOMINGO (5), às 15h


Atendendo a pedidos do público, as ‘Oficinas de Arte da Pinacoteca do Beiru para Crianças’ do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) voltam a acontecer neste domingo, dia 5 (dezembro/2021). São duas turmas: uma das 15h às 16h, e outra das 16h às 17h. A oficina é gratuita e o uso de máscaras faciais é obrigatório. As oficinas são ministradas graças ao Programa de Residências Artísticas do MAM que convidou ‘Pinacoteca do Beiru’ para ocupar a Galeria 3 do museu. A próxima oficina acontecerá no dia 19 de dezembro, última edição do ano (2021). A coordenação da oficina é feita pelo artista visual Anderson AC e a produtora cultural e gestora da Pinacoteca, Juliana Freire. “Seguiremos no mesmo formato das outras oficinas, primeiro trabalhando com um conto tupi ou africano”, explica Juliana. Após a leitura, as crianças exercitam a criatividade e buscam traduzir em imagens o que foi absorvido na leitura da história. “Elas pintam de forma livre sob nossa atenção e acolhimento”, completa o artista Anderson AC, que ministra as oficinas sob a colaboração e orientação da estudante de Pedagogia Waldorf e coordenadora pedagógica da Pinacoteca do Beiru, Beatriz Batista.

ÁREAS e EXPRESSÃO A atividade acontece na sala com cobertura da Galeria 3 do museu, espaço bastante ventilado por dispor de duas portas com 2,5 X 2,0 metros, uma voltada para o mar e outra para o Pátio do Flamboyant, possibilitando ampla ventilação. Segundo a coordenadora geral do MAM, Marília Gil, o distanciamento entre as crianças e o uso de máscaras é obrigatório, assim como, o uso de álcool-gel disponível. “O museu dispõe ainda de mais de 2.500 m² de áreas livres a céu aberto com ventilação permanente, além de totens com álcool e outros explicativos com os protocolos de saúde a serem obedecidos”, completa Marília. “A pintura é mais um modo de expressão para crianças, quando algumas delas inclusive ainda não estão com a expressão verbal completamente desenvolvida”, relata Anderson AC. Os especialistas dizem que os desenhos e pinturas das crianças revelam muito do mundo interior e emocional delas. Além disso, segundo eles, pintar melhora a motricidade, a aprendizagem, aumenta a autoestima e é uma excelente ação relaxante e terapêutica. ATELIÊ e SERVIÇO A pinacoteca (https://pinacotecadobeiru.art/) tem sede no bairro do Beiru/Tancredo Neves (Rua Irmã Dulce, n°1-E, esquina com Rua Direta). Neste ano (2021) a pinacoteca ganhou apoio da Lei Aldir Blanc Bahia transformando o lugar em um centro de compartilhamento de saberes. O ateliê funciona em um imóvel de três andares. O lugar passou por reformas e hoje realiza atividades artísticas, de cidadania, lúdicas e de formação cultural. Mais informações: www.mam.ba.gov.br, redes sociais (instagram e facebook) ou telefone (71) 31176132 (9h às 12h e das 13h às 15h). O museu funciona de segunda a domingo. A exposição em cartaz fica aberta de 13h às 17h. A Residência Artística e as Oficinas do MAM (www.oficinasdomam.com.br) também de 13h às 17. O Cine MAM (http://saladearte.art.br/), Café Saladearte e Pátios externos, de 12h às 20h. O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.


Fonte/fotos: Ascom MAM - Geraldo Moniz de Aragão Museu de Arte Moderna da Bahia Av. Contorno, s/n°, Solar do Unhão - CEP 4006-060 Salvador Bahia

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social