Ocupação Cultural homenageou Yemanjá em sua 1ª edição de 2021
Mediadores Adriano Pereira e Juscimare Souza
No último sábado (20.02), aconteceu a 1ª edição da Ocupação Cultural, com o tema Giras de Saberes e Fazeres - Das Águas de Kayala ao Abebê de Yemanjá, transmitida ao vivo pelo Youtube. Foi o primeiro sarau artístico em formato live de 2021, e envolveu múltiplas linguagens culturais das comunidades de terreiros e afins, com a participação de importantes lideranças, representantes de terreiros e quilombos, artistas de variados segmentos.
O evento foi palco de um interessante diálogo sobre as tradicionais homenagens direcionadas a rainha das águas, conhecida como Kayala ou Yemanjá, e a sua importância para os seguidores das religiões de matrizes africanas. A mediação foi feita pelo poeta e idealizador do projeto, Adriano Pereira e pela escritora Juscimare Souza, membro da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes (AVELA).
O sarau conseguiu reunir representantes de três terreiros de origens distintas: Mãe Bárbara do Terreiro Caxuté (origem Bantu), Mãe Celidalva do Terreiro Ilê Axé Ori Torokê (origem Ketu) e a poeta quilombola Rosane Jovelino do Terreiro 21 Aldeia de Mar e Terra (origem Umbanda). Dois Territórios de Identidade representados: Baixo Sul e Recôncavo, fortalecendo a interação entre as comunidades, os artistas e o público.
Juscimare, Mãe Celidalva, Mãe Bárbara e Adriano Pereira
Poeta quilombola Rosane Jovelino
A programação também contou com belas intervenções do mestre em educação e dramaturgo Chico Nascimento (de Ibirapitanga), do cantor e compositor Malandro do Gueto (Igrapiúna), da performer Liliane Blaston (Valença), da cantora e compositora Priscila Luz com parte da banda Afro Reggae (Valença). Quem não acompanhou ao vivo, pode assistir a live na íntegra através do canal Ocupação Cultural, no YouTube.
O projeto conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Sobre a Ocupação Cultural
Realizada desde 2009 no Centro de Cultura de Valença, a Ocupação Cultural teve suas atividades presenciais suspensas, em razão da pandemia causada pelo COVID-19. Adaptada para o formato digital das redes sociais, tem na programação para o 1º semestre de 2021, mais dois saraus artísticos para os dias 13 e 27 de março, via YouTube.
@funceboficial
Mestre em educação e dramaturgo Chico Nascimento (de Ibirapitanga)
Cantor e compositor Malandro do Gueto (Igrapiúna)
Performer Liliane Blaston (Valença)
Cantora e compositora Priscila Luz com parte da banda Afro Reggae (Valença)
Mãe Celidalva
Mãe Bárbara
Professora e atriz Jhessy Coutinho e Mãe Celidalva
Jhessy Coutinho, Adriano Pereira, jornalista Vanessa Andrade e Juscimare Souza
Fonte/fotos: Vanessa Andrade – V1 Comunicação
Comentarios